16 de agosto de 2014

Eca! Blergh! Bituca de cigarro jogada pela janela?


Tenho uma amiga que mora em uma casa ao lado de um prédio. Por muito tempo seu jardim vivia cheio de bitucas de cigarro. Até o dia em que ela resolveu guardá-las e, quando estava com uma lixeira bem cheia (o que não demorou muito),  foi pessoalmente devolvê-las ao síndico do prédio de onde choviam as bitucas. 

Quem ainda joga bitucas de cigarro pela janela dos apartamentos? Meus sais!!! Impossível acreditar que esse ato ainda exista. E ainda por cima nem apagam? Acesa é perigosa. Na verdade, é perigosa de qualquer jeito. 

As bitucas de cigarros são venenosas para o meio ambiente. Além disso, sujam o pátio do prédio e/ou o jardim da casa do vizinho. Muito chato isso, chato mesmo. Isso quando não acontece de cair na sacada do apartamento do andar de baixo, coisas assim...
Ao invés de jogar bitucas pela janela por que não tomamos outra atitude?
Essa ideia pode parecer inócua ou mesmo delirante, maaas: quem sabe propor ao síndico um projeto para que sejam recolhidas separadamente? Poderiam ser entregues para empresas que estão reciclando-as e transformando-as em papel, adubo, mantas de proteção para áreas degradas, coisas assim... 

Trata-se de um projeto inviável, trabalhoso? Não são muitas bitucas? Vá somando... ;)
Talvez uma ação conjunta com os demais prédios de sua rua?
Gente, dá para fazer um monte de coisas para mudar tudo isso. Só não dá para continuar com essa atitude nefasta e nojentinha de jogar bitucas pelas janelas.

Leia também:
Condomínio sustentável é fashion
Café é bom! Banho tranquilo também!
"Moça, saia da calçada para minha bike passar"