16 de agosto de 2014

Lavando as calçadas... E a minha consciência.

Vi um senhor lavando as calçadas com mangueira e mais nada. Nada de vassoura, balde, nada... Enxotava a sujeira com aquele aparelho cujo nome acho que é jato d’água, não sei. 
A lavação durou mais ou menos uns 45 minutos e era um espaço pequeno. Pensei: “acho que eu lavaria em menos tempo”

Eu julgo Eu julguei Eu julgava

Eu estava julgando o tal senhor. Lá sabia eu o quanto aquela calçada estaria encardida? ;) :)

Aliás, tempos atrás eu jogaria pedras através de meus pensamentos nesse tal senhor só por lavar as calçadas consumindo tanta água. Afinal, temos que economizar, né, não? Então, tá. Pois é, eu acharia que ele teria que pegar um balde com água, uma escova, ajoelhar-se e escovar e escovar. Ou usar uma vassoura daquelas mais poderosas do que vassoura de bruxa ;)

Opa, nem sei muito bem como se lava uma calçada, não vou negar. Sempre morei em prédio e são profissionais contratados que fazem esse serviço.

Lave sua calçada como quiser

O fato é que atualmente vejo essa questão de “água do e no planeta” de modo diferente. Cada um com seus (pré)conceitos. Eu com os meus. Vou escrever como penso agora:

Como a maioria das pessoas, penso que o certo é que todos tenham conforto e em abundância. E, a meu ver, também penso que todo cidadão tem o direito de lavar sua calçada como considerar mais prático. 


A água consumida no mundo e a lavação da calçada

Especulando com meus botões: um cidadão não lava as calçadas em frente de sua casa todos os dias, nãaoo é?  Pode ser que um ou outro o faça, mas não a maioria.

Conforme já escrevi algumas vezes aqui no blog e em banners que publiquei no Facebook/furabolhablog e no Twitter @furabolha, os maiores vilões do consumo de água no planeta não são, nem de longe, os tantos cidadãos do mundo lavando suas calçadas ou escovando seus dentes ou tomando um banho meio demorado, ou lavando roupa, etc e etc...

Quem são os maiores onsumidores e  poluidores de nossas águas?
 A pecuária, a agricultura, a mineração, a indústria do vestuário e demais produtos de consumo...
Sim, claro, esses setores, empresas e etc existem porque nós consumimos seus produtos e serviços.
Mas as empresas, a pecuária, e etc., não têm que fechar suas portas, óbvio. E nem as calçadas da vida devem ser abolidas ou ficarem sujas ou...

A real solução para a preservação ambiental, incluindo aqui neste post, especialmente, a preservação da água, é o investimento em novas tecnologias, é o patrocínio, a promoção de propostas inovadoras para que nenhum ser humano seja privado de seu direito à comodidade de ter água fácilmente e em abundância. Na verdade esses benefícios  devem é ser ampliados para todos.

.Água gera emprego

Um cidadão paga pela água. As empresas responsáveis pela administração das águas geram empregos e pagam impostos.
Volta e meia  temos campanhas sugerindo aos cidadãos para que a economizem. Acho louvável e concordo. Maaas, reepetindo: a  solução é investimento em tecnologias inovadoras para que todos possam consumi-lá na quantidade que lhes for necessária e confortável. E que absolutamente ninguém seja privado dela.

E vale salientar: que a tenhamos em abundância até mesmo em períodos de seca. É apenas uma questão de rever projetos, rever caminhos. Investir em pesquisas e bom planejamento.

Leia mais: Água, água, água (vários posts)