24 de abril de 2012

Minhocando no minhocário do Minhocagem



Você deseja que seus filhos e todas as nossas crianças cuidem bem de nosso meio ambiente, não é?

Você quer que a criançada saiba o que é compostagem na prática?

Você quer arriscar uma horta em casa ou até mesmo sugerir uma horta comum para o seu condômino, mas ainda está em dúvida por onde começar?
Você quer dar um destino sustentável para o lixo orgânico que produzimos todos os dias, certo?

Huum, que tal falar com as minhocas? Sim, elas, as minhocas, que são animais de corpo alongado formado por anéis (anelídeos) da classe Oligoqueta e vivem enterradas em solos úmidos; escavam galerias e canais buscando abrigo e seu principal alimento, os restos vegetais, que são ingeridos com grande quantidade de terra e que compõem o húmus (Achei aqui  http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhoca).
O húmus é a matéria orgânica depositada no solo resultante da decomposição de animais e plantas.
O húmus da minhoca é um ótimo adubo orgânico e causa excelentes benefícios à terra, tornando-a propicia para o cultivo de hortas, jardins e, enfim, diversas culturas.
Educação Ambiental e Compostagem
Zé Nhoco
Então, para aprender isso e muito mais é só ficar ligado no Projeto Minhocagem, pois estão a seu dispor o Zé Nhoco; o Tico Bala; o Mujinho; o Miguel; o mestre Zangão e até mesmo o Seu Sujeira, que deve ser controlado, porque senão, senão...                  
Aliás, por que será que o chamam de Seu Sujeira, hein?

Sabe aquele monte de lixo orgânico que produzimos todo dia?  O Seu Sujeira quer, mas não vai levar, não, não é?
compostagem para crianças
Seu Sujeira
Afinal, o lixo orgânico, antes de ir para os lixões, pode tomar outro caminho e se transformar em benefício, não em transtorno. É que lá, nos lixões, causa doenças e contamina o solo, entre outros problemas.

Que tal fazermos dos restos vegetais, adubo para nossas hortas?
compostagem, horta e educação ambiental
Tico Bala
Você e as crianças poderão minhocar à vontade até aprender com toda a turma do Zé Nhoco o processo de humificação (formação do húmus) com o seu auxilio e o das minhocas.

O Projeto Minhocagem já está realizando seu trabalho com muito sucesso. Pense: é sempre melhor aprendermos com prazer e de um jeito lúdico como ensina a turma do projeto, certo? Além disso, a proposta está amparada por profissionais que estão trilhando com muita competência o caminho de orientação e implantação dessas ações.

Saiba mais sobre a turma do Zé Nhoco e suas minhocagens neste bate-papo com a Educadora e Engenheira Química, Ana Carolina de Macedo Sant’Ana.

Entrevista

Por que o Zé Nhoco inventou de incentivar as crianças a cuidarem da Natureza?

Porque ele sabe que as crianças são inteligentes e que gostam muito de cuidar da natureza.

Como o Zé Nhoco transforma os resíduos orgânicos em húmus?

Através dos processos de alimentação e de digestão das minhocas é que ocorre a transformação dos resíduos orgânicos em húmus.

Como é a parceria do Tico Bala e do Mujinho com o Zé Nhoco?

Todos são grandes amigos e adoram cuidar da natureza e das suas “casas”. Pelo fato do Zé Nhoco ser uma minhoca, ele não consegue carregar o húmus e o chorume produzidos. Por isto, conta com seus amigos!
húmus, chorume, adubo
Mujinho
O que o Seu Sujeira costuma aprontar e como podemos contornar suas “peraltices”?

O Seu Sujeira vive nos lixões, portanto, fica muito bravo quando o lixo nao vai para a sua “casa”. A instalação do Projeto Minhocagem faz com que os resíduos que antes iam para o lixão, agora fiquem nas escolas ou nos locais onde o Projeto se encontra. A melhor forma de contornar os problemas causados pelo Seu Sujeira é fazendo projeto Minhocagem em todas as escolas e/ou estabelecimentos.
Educação Ambiental e Compostagem
Miguel
Por que o Miguel leva os resíduos orgânicos para a casa do Zé Nhoco e por que trás de volta como húmus?

Porque ele aprendeu com o Projeto MINHOCAGEM sobre a importância de se destinar adequadamente os resíduos orgânicos e sobre a vantagem em se utilizar húmus de minhoca como adubo para a terra.

Por que o Mestre Zangão acha que é importante que as crianças aprendam o processo de compostagem?

Porque desta forma, os resíduos deixarão de ir para a natureza de forma inadequada e serão transformados em um rico adubo natural.

Qual é a dinâmica do Mestre Zangão para que essas crianças não sintam medo e nem aversão ao lidar com os resíduos orgânicos?

Isto é um grande segredo de mestre!!
Compostagem - Projeto Minhocagem
Mestre Zangão

Existe muita diferença entre o processo de compostagem natural e aquela desenvolvida com a ajuda das mãos humanas?

Não, o processo continua sendo natural, porém, a ajuda das mãos humanas serve para acelerar a transformação.

 A compostagem pode trazer mau cheiro, mosquitos e moscas?

Este tipo de compostagem não traz mau cheiro, pois trata somente e basicamente de resíduos de vegetais. Não podendo ser utilizados resíduos como carne, peixe e derivados de leite.

Outros tipos de compostagem que aceitam estes resíduos também não produzem mau cheiro quando bem feitos.

Pelos mesmo motivos, as moscas não aparecem. Já os mosquitos que aparecem, são pequenos e integrantes do processo. Estes só aparecem quando o alimento ainda está fresco, desaparecendo já na etapa seguinte.
Projeto Minhocagem

Quem é a minhoca no mundo da ciência chamada Biologia? 

Minhoca é um anelídeo subterrâneo que se alimenta de detritos de várias origens.

Existe diferença no desenvolvimento da compostagem para quem mora numa casa e quem mora em um apartamento?

Dependendo do tipo de compostagem escolhido, sim. No caso da composteira portátil é exatamente a mesma coisa. No caso das casas, existe a possibilidade de se fazer a compostagem diretamente no solo do jardim.

Para cidadãos que acham trabalhoso desenvolver esse tipo de atividade em suas residências, o que você diria? 

Diria que eles também podem fazer a sua parte. Que a compostagem não passa de uma “reciclagem” de lixo orgânico e que pode ser feita em qualquer espaço e por qualquer pessoa. E o melhor, que além de estarem contribuindo com o meio ambiente, quem faz compostagem em casa economiza com sacos de lixo e adquire de graça, húmus e fertilizante orgânico para seus jardins, hortas, plantas e flores.
minhoca, compostagem, chorume
Húmus de minhoca
Para quem não quer se envolver com a compostagem, mas também não quer enviar os resíduos sólidos para os aterros, existe outro caminho?

Existe sim! O Projeto Minhocagem coleta os resíduos para quem desejar. Para isto é cobrada uma taxa e os resíduos devem estar corretamente separados.

Quais os danos que os resíduos orgânicos jogados ao léu (na natureza) podem causar aos seres humanos e ao meio ambiente?

Os resíduos orgânicos quando misturados com outros resíduos, principalmente os perigosos, geram um chorume tóxico o qual se infiltram nos solos atingindo os lençóis freáticos.
compostagem feito com minhocas
Kit de compostagem
Além da participação dos cidadãos, o que mais é necessário para evitar que esse lixo orgânico não seja enviado aos aterros sanitários?

Esta resposta deve ser respondida pelos nossos governantes! Acredito que a aprovação da PNRS veio para isto!

Por que a R8 Ambiental resolveu criar o projeto Minhocagem?

A R8 Ambiental trabalha com a Gestão de Resíduos Sólidos e percebeu que não existia preocupação suficiente com os resíduos orgânicos, por parte dos governos, das empresas e dos cidadãos.

A educadora e Engenheira Química Ana Carolina de Macedo Sant’Ana teve a idéia então, de desenvolver um projeto voltado à compostagem orgânica como parte da solução para os resíduos orgânicos.  Já tendo trabalhado com crianças e tendo conhecimento de que elas é que são as maiores responsáveis pelo futuro do planeta, começou a desenvolver o Minhocagem especialmente para elas e a cada dia novas idéias surgem e vão sendo implantadas no Projeto.

Quais foram as realizações do Projeto em 2011 e quais o planos para 2012?

Em 2011 participamos de “Feira Nacional do Orgânico” no Mercado Municipal de Curitiba. Durante cinco dias, aproximadamente 600 pessoas, entre crianças e adultos, passaram pelo nosso stand.

Instalamos o Projeto Minhocagem em três instituições particulares de Curitiba atendendo e educando aproximadamente 480 crianças.

Os planos:

-dar continuidade ao projeto em outras escolas, instituições e principalmente municípios inteiros;

-conseguir patrocínio para edição da história em quadrinhos do Zé Nhoco;

- Instalação de outros projetos de educação ambiental para crianças como o de horta e o de culinária alternativa.


Os personagens foram desenvolvidos pelo ilustrador  Crisrobert Caires