30 de agosto de 2011

A casa do Evandro

A casa do Evandro é bonita e sustentável. Nós  também podemos morar em casas assim. Inclusive nas cidades. Por mais que  viajar seja maravilhoso:), acho que pelo menos muitos de nós, gostam  da ideia de voltar  para casa, para o nosso canto, não é? ;)

Todos precisamos de um cantinho ;)

E a cada dia – pelo menos por enquanto... rs - aumenta o número de casas e prédios. E, pensando em sustentabilidade, isso implica em muita coisa. Daria um longo texto descrever tudo o que uma construção necessita para ficar de pé, causando o mínimo de  impacto ao meio ambiente.

Casa Ecológica de Evandro Sanguinetto


Por isso o tema “Construções Sustentáveis” está cada vez mais em evidência. Ainda bem. 

Algumas novas cidades já começam a surgir seguindo outra lógica, a da sustentabilidade. Mas estamos ainda no começo de um longo processo de aprendizado. Clique: A casa Ecológica
Minicurso "Princípios da Construção Sustentável" -2012
Ver Álbum Página Facebook Gaia Terranova

Alunos do curso de Engenharia Civil
Só como exemplo: em São Paulo tivemos o evento GreenBuilding Brasil Conferência Internacional & Expo/ 2011 e em Santa Catarina o  Salão do Imóvel e Construfair/SC/2011,com temas relacionados à sustentabilidade. 

E ainda em 2011, foi realizado o  4º Simpósio de Construção Sustentável, em São Paulo,pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, onde o Ministério do Meio Ambiente lançou um desafio aos empresários do setor, para desenvolverem um projeto de economia sustentável para a construção civil.
Casa ecologica
Minicurso para Pedreiros -2012
Evandro Sanguinetto, que  é biólogo e Especialista e Mestre em Ciências do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – UNIFEI,  construiu uma bela casa sustentável e publicou praticamente todos os passos nesse blog: Gaia Terra Nova. E no vídeo que segue aqui, podemos  assistir Evandro apresentando a casa pronta (entrevista concedida para o Planeta Minas em 2009).
Assista: A casa ecológica
O crédito fotos:empresa Gaia Terranova