22 de setembro de 2014

Água em rio seco #águaparatodos

Estou entre as pessoas que acreditam que meio copo de água é um copo quase cheio. Eu acredito que neste planeta existe água (e em abundância) para todos. O Laboratório Base Zero Fazenda Caroá é um dos tantos projetos que está provando isso. 

E o que é o Laboratório Base Zero?

Tive notícia dessa ideia em 2012, através de matéria publicada no Jornal O Estado de São Paulo, cheguei a citar a respeito aqui.
O Base Zero traz água o ano inteiro em uma fazenda no sertão nordestino e, não exige de modo algum, volumosos recursos e nem o envolvimento de grandes empresas para sua implantação. Na verdade, trata-se de um trabalho simples.
O criador dessa tecnologia tem 80 anos e  aplica-a em suas terras com grande sucesso. Estamos falando do engenheiro mecânico José Artur Padilha


Como é a engenharia do Base Zero?
São pequenas barragens. De construção fácil. Engenharia simples.

O engenheiro construiu no leito seco barragens subterrâneas em forma de arco romano deitado. As pedras são colocadas no chão, sem cimento, nem escavações, deixando ao encargo da natureza sua sedimentação.
"O que fazemos é seguir o que a natureza nos ensina. A diferença é que levaria cerca de 300 mil anos para se formar um barramento natural enquanto o homem pode fomentar esse processo em apenas uma semana", explica José Artur Padilha. (Trecho extraído daqui)

O método Base Zero à disposição de todos

Segundo o idealizador do Base Zero, a metodologia é simples e pode ser ensinada em um período de quatro horas, inclusive à distância

José Artur Padilha diz que o ideal é construir as barragens em períodos secos, preparando o solo para a estação de chuvas.

O engenheiro garante que o projeto, de forma personalizada, pode ser aplicado não apenas em todo sertão nordestino, mas em todo o Brasil.

Alguns dos resultados positivos do Base Zero

- É possível reverter o processo de desertificação
- Plantação com água o ano todo
- Os animais andam poucos metros para saciar a sede
- Todos tem água em suas casas o ano todo

Quem ainda não conhece a proposta e deseja maiores informações, pode começar lendo Base Zero garante água durante 365 dias do ano   e Barragem submersa garante água na seca do sertão de Pernambuco