25 de maio de 2014

Ser fashion é sustentável?

A indústria têxtil é considerada uma das maiores poluidoras do meio ambiente e, ao mesmo tempo,  é o setor que está entre os mais importantes na escala da economia. 
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), o negócio da moda emprega quase dois milhões de cidadãos e representa mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
E a previsão é que o setor cresça vertiginosamente e em larga escala nas próximas décadas.
Tingimento natural
  A coleção foi inspirada no livro de Clarice Lispector ' Perto do coração selvagem"
Foto de @lala_aranha







Você ‘usa’ poluição...

Sim, você já sabe que as roupas, calçados e bolsas que  usa poluem o meio ambiente. Já sabe que poluem desde a fase de cultivo de matéria-prima, da fase industrial dessa mesma matéria para o desenvolvimento de tecidos, entre outros, até a confecção das peças como calças jeans, calçados e etc. Incluindo, claro, os resíduos pós-uso.

Com certeza também vale lembrar e citar que o volume de água utilizado para todo esse processo é iimeeensooo (E eu aqui me preocupando com meu tempo no banho...).

Falando em quantidade e poluição de água no mundo têxtil, a indústria TEAR Têxtil implementou um projeto de Estação de Tratamento de Efluentes que trata de toda a água usada na produção de tecidos e também dos banheiros (sanitários). Leia mais acessando Conservando o Meio Ambiente. Não é o único exemplo. Se você tem interesse em saber mais, pesquise e encontrará outros, muitos outros.

Assista o vídeo A Eurofios recicla resíduos têxteis

Tingimento natural & sustentabilidade 

Um dos grandes poluidores -além dos tantos outros- na indústria têxtil é o tingimento; por isso, diversas alternativas sustentáveis já estão ganhando cada vez mais força no mercado fashion, como por exemplo, a marca Flavia Aranha. A estilista trabalha com tecidos de algodão puro e tingimento com corantes naturais. Usa em suas peças corantes de casca de nogueira, urucum, hibisco e açafrão, entre outros.

A grife, criada em 2009, conquistou notoriedade internacional, participou de eventos de moda com conceito de sustentabilidade no exterior e exporta para Europa e Ásia. 
Tingimento natural
Coleção Flavia Aranha - Desfile  SP.ECOERA4
"Luto contra o rótulo de verde. Acima de tudo, sou uma estilista. Meu trabalho tem a ver com design. A questão da sustentabilidade faz parte de mim. Não se trata de marketing."  (Flavia Aranha - Matéria site Planeta Sustentável-2013)
                           Acesse Oficina fascinante sobre corantes naturais 
Todo processo industrial gera poluição...

Pelo menos até o momento é assim. A mineração, agropecuária e as indústrias em geral são os principais vilões do nosso meio ambiente. E assim como em outros setores, a indústria têxtil está empenhada na busca de uma produção sustentável. A cada dia surgem mais e mais notícias boas sobre novas tecnologias a favor da sustentabilidade em todas as áreas.

A solução é a inovação aliada à educação, à pesquisa e à tecnologia, para realmente vivermos em uma economia sustentável. Uma vida com conforto e liberdade.
Deixar de curtir  moda? De jeito nenhum. Vestir-se bem, como se gosta, a seu gosto, como eu gosto, é felicidade, é sustentabilidade.
Ser fashion é sustentável
Fontes: