25 de maio de 2014

Fraldas e absorventes descartáveis e sustentáveis


O ser humano consegue desenvolver tecnologias impressionantes, não é?  Felizmente isso inclui tecnologias que preservem o meu direito ao conforto e bem-estar de continuar usando absorventes higiênicos descartáveis e fraldas descartáveis nos babies.

No meu caso, não curto neeem um pouco a ideia de usar o que chamam de abiosorvente e/ou o coletor menstrual.

Lógico, quem quiser usar fraldas de panos e não se importar em  ter que lavá-las, passá-las, enfim, toda aquela ação para mantê-las higienizadas, fique à vontade. Tem total e irrestrito direito. Inclusive de tê-las à disposição. Idem para quem quiser usar o abiosorvente e coletor menstrual.

Fiz uma pesquisa rápida pela internet sobre o assunto e encontrei algumas  matérias sobre a possibilidade real de reciclagem de fraldas e absorventes usados, incluindo versões ecologicamente corretas desses produtos (isto é, novos produtos).
São matérias de 2011 a 2013, publicadas no Planeta Sustentável -Editora Abril

Matérias:

1) Fraldas de material reciclado: o  Centro de Pesquisa Técnico VTT produziu fraldas descartáveis usando papelão reciclado como matéria-prima. E o custo de produção desse papelão para o tecido das fraldas é 20% mais barato do que o tradicional. Está certo que esse centro de pesquisa tem sede na Finlândia. Meio longe? Impossível por aqui? Acho que não. Os gênios estão espalhados pelo mundo todo, podem acreditar :) Para saber mais, acesse aqui .

2) Fraldas e absorventes usados podem ser reciclados: uma empresa canadense inaugurou no Reino Unido uma usina para a reciclagem de fraldas, absorventes femininos e geriátricos usados. Acesse o link da empresa http://www.knowaste.com/  Leia mais a respeito aqui e aqui.

E para quem ainda não conhece e quiser saber mais sobre o coletor menstrual, deixo aqui uma fotinho e um link para assistir a  um vídeo explicativo, além do endereço de duas empresas que vendem o produto. Uma americana e outra brasileira.