3 de maio de 2014

O que é Logística Reversa? O que o meu cotidiano tem a ver com isso? #01


Post #01
Primeiro: o que é logística? Comprar, transportar, organizar, armazenar, separar, entregar e receber é uma atitude logística, se podemos chamar assim, de um jeito simples, coloquial.

            POST #02 Logística Reversa, me interessa... 


Logística é a base, e o planejar, o organizar

Você poderá gostar de ler:

Então, posso entender que minha casa não sobreviveria se não tivesse logística? Acho que sim.

Eu tenho um plano de logística para meu dia a dia. E você?

Como sobrevive uma empresa sem uma boa logística?

E Logística Reversa, o que é?

“Reversa” seria o mesmo que reverter, voltar, dar meia volta...

Reverter o quê? Bom, aquela embalagem do produto que você e eu consumimos, ao invés de ir para o lixo, a empresa poderá tomá-la de volta e transformá-la em outro produto ou reutilizá-la. 

Tudo muito simples. Na teoria. Na prática, são outros quinhentos.


Nós já termos a logística reversa citada na Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS); já temos há alguns anos cursos a respeito; já temos também profissionais especializados no tema; projetos sendo elaborados, e algumas empresas já estão aplicando essa ideia.
Tudo isso significa que no andar da carruagem a implantação do processo de logística reversa em nossas cidades não terá volta ;) 
Fará parte de nosso cotidiano. Veio para ficar.

Atenção: Não sou profissional da área de logística, mas tenho interesse no tema. Como este blog é sobre SUSTENTABILIDADE, meu interesse é em Logística Reversa, especificamente. Por isso, resolvi que vou pesquisar e estudar até conseguir aprender e entender pelo menos um pouco mais do que já sei até agora.
E pretendo publicar  a trajetória desse estudo aqui no blog.

Estou lançando a campanha #logisticareversaparaleigos

Hoje foi o post #01. Dentro deste mês de maio, publicarei no mínimo um artigo/matéria por semana.
Como a Copa do Mundo estará chegando em junho, creio que outros textos, somente em agosto...

Leia:
Logística Reversa: rejeitos, resíduos, resíduos pós-venda, resíduos-pós-uso: quais as diferenças?
e leia POST #02POST #03