29 de abril de 2014

A Tábua de Tubo de Creme Dental é Logística Reversa?


Confesso que não tenho muita certeza se a transformação de tubos usados de creme dental em uma tábua - que pode virar um banco de playground ou outra estrutura- venha a ter relação com logística reversa. Acho que tem, pois reverte uma embalagem que iria para o lixo em outro produto. Ou seja, o tubo usado- e agora lixo- dá meia volta no caminho que estaria fazendo para o aterro e  transforma-se  em um outro produto de consumo.

A ideia de transformar o tubo de creme dental em tábua foi do estudante de  Engenharia Química, Felipe dos Santos Machado, e não da empresa fabricante desses tubos. Felipe tem apenas 20 anos e já viajou para diversos países por causa de sua invenção.

O  programa de auditório da Rede Globo, Caldeirão do Huck,  tem um quadro chamado Jovens Inventores. O quadro, pelo o que entendi, propõe estimular os jovens a desenvolverem ações e produtos que beneficiem a comunidade na qual estão inseridos. Trata-se de uma ação empreendedora e inovadora que investe na liberdade do cidadão, na economia de uma cidade e do pais, através do trabalho criativo, participativo e honesto, contribuindo para a autonomia e acessibilidade do individuo. E,  no caso da Tábua de Tubo, contribui também para a preservação ambiental.

Leia a matéria e assista ao vídeo aqui: Jovem cria tábuas feitas a partir de tubos de pasta de dente no ‘Jovens Inventores’ Aliás, Felipe, o estudante e inventor da tábua,  faz um belo depoimento, vale a pena ouvir.

Felipe dos Santos Machado recebendo o prémio no quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck
(A foto é da da TV Globo e foi copiada deste link)
 Acredito que foi somente através do Programa de Luciano Huck, que tem grande audiência, que a maioria dos cidadãos brasileiros conheceu a mágica, o milagre de transformar tubos usados de creme dental em "madeira". Na verdade, não é mágica ou milagre. É estudo, pesquisa, dedicação e, com certeza, muito amor. Isso é inovação. Ecoinovação. 

Há pouco, escrevendo este texto e pesquisando no Google, achei a Fanpage deles na rede social Facebook. Pelo o que entendi estão desenvolvendo um movimento para encontrar um espaço  para o projeto e, entre outras ações, dar início à logística de  coleta de tubos de creme dental usado.

Assim, vamos tecendo a rede...

Recado do grupo Tábua de Tubo:
(Clique/toque na imagem e abrirá no endereço deles)
 Tábua de Tubo
Ou acesse aqui: Tábua de Tubo