10 de novembro de 2012

A horta do Dr. Chen: ideia inovadora e sustentável


Um telhado não é apenas um telhado, pode ser muito mais. E a falta de um pedaço de terra também não é impedimento para quem gosta da ideia de ter uma horta.

Faz quase 20 anos que o Dr. Chen Toshong cultiva uma horta em sua casa, na Zona Sul da capital São Paulo. Só que para vê-la, temos que olhar para cima.



Hortas nas cidades e Ecologia
Na casa do cirurgião dentista não havia nem um pedacinho de terra livre; então montou uma estrutura no telhado da garagem, usando cavaletes de madeira para acomodar tubos de PVC, onde plantaria verduras e também os usaria para a  passagem da água da chuva que reaproveitaria para sua horta.

E enfim, a maior parte da horta está dentro desses tubos de PVC em um sistema misto de terra e água adubada -que alimenta as raízes das verduras.

Reutilizar...Reaproveitar  e  criatividade

-Os tubos também são usados para fazer a compostagem doméstica, ao mesmo tempo em que levam esse adubo direto para o fundo dos vasos.  
Para evitar a entrada de insetos, são cobertos com tampas feitas de garrafas PET;

-Dr. Chen Toshon transformou  sacos plásticos em vasos, que ficam suspensos no telhado;

-E usa meias velhas molhadas para manter a umidade da terra das plantas que estão em vasos.

O reaproveitamento da água da chuva

A horta consome mil litros de água de chuva por mês, que é recolhida pelas calhas e vai para três reservatórios. Os tubos têm uma inclinação de 10 graus, o que permite que todas as plantas recebam água adubada, e o que sobra do sistema retorna sem desperdício para esses mesmos reservatórios.

São usados em torno de cinco pacotinhos de nutrientes por mês para serem misturados nessa água.

A plantação sustentável

No vídeo da matéria sobre essa horta sustentável é mostrado um pé de tomate que, com três meses de vida, já têm três metros de altura e são colhidos usando uma escada.

A horta tem couve, rúcula escarola e alface cheias de saúde, sem nada de agrotóxico.

Também têm frutas, como goiaba; e flores, como o sininho japonês e gerânios.

As flores contornam toda a casa.

Dr. Schen faz belas saladas, fresquinhas e saudáveis e costuma compartilhar as colheitas com seus pacientes, com conhecidos e com quem admira a sua obra.

Para quem não assistiu a ótima matéria da jornalista Ananda Apple, no Jornal Bom dia São Paulo da Rede Globo, é só clicar Conheça ideias para montar uma horta sustentável* (Atualização dia 26 de julho de 2015: acessei o link hoje e não abre mais na matéria, apenas na página do jornal)

*Praticamente todo o texto desta postagem foi transcrito e adaptado do vídeo da matéria.


Anjos psicodélicos de material reaproveitado 
Guirlanda de rolo de papel higiênico 
Como fazer sachês com sobras de tecidos