Entrevista
Eu vejo que o peso dos condomínios nas questões de sustentabilidade é enorme, levo em consideração o meu condomínio, conseguimos reduzir o consumo de energia em 11.300 kwh por mês, ou 135Mwh por ano. Redução de 63%, é uma quantidade muito grande de energia que se fosse multiplicada por cada condomínio ou residência, evitaríamos colapsos energéticos, evitaríamos a necessidade de aumentar a nossa matriz energética, emitiríamos toneladas a menos de carbono na atmosfera e tudo isso sem prejuízo ao bem-estar aos moradores. Na verdade, não é necessário nos privarmos, mas somente usar o que temos disponível com consciência e eficiência.
O prédio já realizou adaptações ou já foi construído de acordo?
Quase todo o prédio é preparado para receber os portadores de mobilidade reduzida. Nesse grupo encontram-se os idosos, pessoas que sofreram cirurgias, cadeirantes e outros. O único ponto ainda inacessível é a área da piscina e onde estará a nossa horta, mas já estamos há tempos em contato com empresas e conseguimos recentemente contato com uma especialista, doutora em acessibilidade, que nos auxiliará a transpor esse último obstáculo.
Ecotelhado
O que considera de positivo no projeto “Telhado Verde” em um condomínio residencial? No prédio que administra já foi discutida a possibilidade de implantação dessa ideia?
Acho a ideia ótima e tenho a intenção de escrever em breve sobre o tema em meu blog. Porém, o telhado verde não é viável em nosso condomínio, pois a única área de uso comum nas coberturas é exatamente a área da caixa d'água. O espaço é reduzido em cerca de aproximadamente 10 metros quadrados onde são colocadas as antenas de TV e de telecomunicações. Cogitamos nesse espaço também o uso de placas solares, porém, o espaço realmente não comporta e em outras áreas não temos sol suficiente para que compense o investimento.
Eficiência Energética
Você trata desse tema em seu blog. Quais os passos para a eficiência energética em seu condomínio?
O primeiro passo foi avaliar quem eram os maiores gastadores de energia, as luzes das garagens ligadas era algo que me incomodava demais antes mesmo de eu ser o síndico. Identificamos exatamente a iluminação como a nossa maior vilã. Com isso avaliamos diversas alternativas com diversos fornecedores e consultores e escolhi a mais barata, de rápido retorno e eficaz. O terceiro passo foi a implementação das ideias com a troca dos reatores das lâmpadas de garagem, reduzindo a quantidade total de lâmpadas, instalação de sensores de presença nas garagens e escadas, troca das 27 lâmpadas dicróicas de 50W da portaria por lâmpadas de LED de 4,8W, e a manutenção dos painéis elétricos com redução da resistência nos terminais e conexões.
Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Sobre o plástico: seu condomínio oferece alternativas de como embalar o lixo? (Muitos de nós temos por hábito usar sacolas de supermercado).
Existe apenas a orientação sobre a separação do lixo e seu descarte, cada um utiliza seu próprio saco de lixo, independente da fonte ou material utilizado.
Bitucas de cigarro: os moradores que fumam as recolhem separadamente? Sua administração tem algum acordo com alguma organização empresa que as recicla ou a quantidade é considerada inócua?
Não, não vimos a necessidade até então. Na verdade, não tenho um levantamento da quantidade de moradores fumantes, que acredito não sejam muitos.
Óleo usado em frituras: qual a ação referente coleta:
A orientação é para que seja separado em frasco e colocado junto ao material reciclável. Todo óleo é colocado em garrafas de água reutilizadas e entregue a uma empresa de reciclagem. Com isso percebemos uma grande sobrevida das caixas de gordura que agora levam muito mais tempo para serem limpas.
Lixo eletrônico:
Todos estão orientados a colocar o lixo eletrônico junto ao material reciclável e este é entregue ao coletor do material. Recentemente descobrimos uma empresa no Rio de Janeiro, que recebe esse lixo e logo divulgaremos aos moradores.
O que acha da compostagem do lixo para o desenvolvimento de pequenas hortas e/ou jardins em aptos e até mesmo em áreas comuns do prédio?
Isso já está sendo implementado. A nossa horta será uma horta orgânica, os canteiros, decompositor e minhocário serão produzidos com materiais reutilizados como garrafas PET e caixas de isopor. Na compostagem aproveitaremos os materiais orgânicos produzidos pelos moradores e a grande quantidade de folhas dos jardins.
Lixo seco
O que é a Recicloteca e como está a parceria com o condomínio?(Postagem sobre Recicloteca no blog Condomínios Sustentáveis)
Nosso contato com a Recicloteca é na área de consultoria e provimento de informações, não é operacional, pois damos outro destino aos nossos materiais recicláveis. Eles também estão nos ajudando na elaboração do projeto com as crianças e com orientações para a criação dos canteiros, decompositor, minhocário e estufa. Além de dicas de como poderemos operacionalizar a intenção de fazer o viveiro de árvores nativas que pretendemos doar ao município.
Água
Em sua experiência como síndico, quais são os maiores vilões do alto consumo de água?
Certamente os chuveiros, seguidos das máquinas de lavar roupas. No primeiro caso, está entre os principais fatores o tempo de banho, a vazão dos chuveiros que em sua maioria foram trocados por outros mais gastadores e, principalmente, a distância em que o aquecedor fica dos chuveiros. Leva em média um minuto, ou 10 litros de água, para a água quente chegar ao chuveiro. São aproximadamente 12 metros de canos onde também existe a perda de calor no caminho, aumentando o consumo de gás.
No caso das máquinas de lavar, o grande problema é seu uso indiscriminado e sem critério. Enquanto o valor da água é rateado e todos estão pagando pelo seu consumo, não haverá conscientização.
Quais medidas sua administração está adotando para economizar e quais os resultados alcançados até o momento?
As medidas que já foram tomadas nas áreas comuns são: instalação de torneiras com temporizadores, descargas de duplo fluxo e orientação na mudança dos procedimentos de lavagem de forma a reduzir a necessidade de água.
Nas unidades oferecemos, a partir de um acordo com um fabricante, a instalação dos dispositivos de duplo fluxo nas descargas. Porém, a troca é voluntária e o morador arca com somente o valor da peça.
A iniciativa mais polêmica e que há anos está em discussão é a instalação de hidrômetros individuais. É uma obra complexa, cara e depende da aprovação de 2/3 dos condôminos. Já foi votada no passado sem alcançarmos o quórum mínimo e estamos refazendo orçamentos e elaborando as propostas para levar novamente à votação no início de 2012. Um ponto importante nesse sistema é a definição da forma de cobrança e rateio, uma vez que a gerencia será do condomínio e não da CEDAE, isso tem que ser amplamente discutido para ser justo com todos. Tanto os maiores gastadores quanto os que economizam, lembrando que existem valores e quantidades mínimas de consumo exigidas pela concessionária.
Outra ação importante foi a vistoria por vazamentos nas unidades, em busca de torneiras, pias e principalmente mecanismos de descarga com as borrachas desgastadas. Essa iniciativa foi iniciada antes da minha gestão, quando houve um acréscimo enorme e sem explicação no consumo de água e, recentemente, incluí alguns pontos de atenção a serem verificados, como as condições dos aquecedores a gás.
Sem a medição exata do consumo das áreas comuns é impossível prever o quanto economizamos e qual é a taxa de retorno. Porém, mesmo com o aumento da taxa de ocupação do prédio conseguimos manter o consumo de água nos níveis históricos e com a individualização teremos a noção exata de onde estão/estavam os nossos principais problemas.
E sobre a captação de água da chuva, o que pensa a respeito e também sobre outras propostas alternativas que tenha conhecimento?
Fizemos o estudo de coleta de água de chuva e a analise de viabilidade, porém, os custos da obra foram altos e agora estou verificando a possibilidade de refazermos com um escopo menor, menos custo e maior retorno.
Outra iniciativa foi a de reaproveitarmos a chamada “água cinza” proveniente de banhos e máquinas de lavar roupa. Porém, o encanamento de esgoto das unidades é unificado e essa água é misturada à água da descarga, inutilizando-a. Essa água depois de leve tratamento e filtragem serve para lavagem de áreas comuns, descargas etc.
Se um prédio não têm hidrômetros e por algum motivo não poderiam instalá-los, qual a sua sugestão para contornar isso?
A instalação de hidrômetros sempre é viável tecnicamente. Em alguns casos é mais simples quando a construtora deixa a instalação hidráulica pré-disposta, em outros casos é possível uma obra para unificar as colunas de água, e em outros, é necessário que cada unidade tenha diversos hidrômetros, um por coluna. Certamente cada prédio é diferente um do outro com todas as suas particularidades técnicas. Em alguns casos o custo pode ser tão alto que não compensa a sua instalação.
Algumas empresas no mercado já oferecem o serviço de medição somente da água quente dos apartamentos prevendo o percentual médio de consumo de água quente em relação à água fria, com certeza não é a melhor opção, mas tem um custo até 60% menor na implementação.
Por favor, poderia falar um pouco sobre a importância de estarmos atentos à limpeza de cisternas e reservatórios? (conforme uma postagem em seu blog a respeito)
Existia uma falta de procedimento e despreparo do funcionário do condomínio que acompanhava a limpeza. Assim que foi contratado um bombeiro hidráulico para executar as ações de redução de consumo de água. Solicitei à ele que acompanhasse todo o procedimento. Foram identificadas diversas falhas, algumas por falta de um processo escrito e planejamento, e outras por total negligência e falta de conscientização.
A cisterna inferior assim que esvaziada mantinha uma água residual de mais de 20 mil litros de água, que a contratada estava bombeando para o esgoto.
As ações implementadas foram a redução da água residual da cisterna para aproximadamente três mil litros com o aumento do cano coletor até rente ao fundo do reservatório, lavagem sincronizada dos reservatórios e o aproveitamento da água residual na limpeza das áreas comuns em ação combinada com esses profissionais.
Gás
Quais as mudanças de hábitos no prédio para economia de gás?
Há tempos escrevi uma matéria a respeito. Sempre sugerimos o uso de aquecedores com classificação de eficiência e, periodicamente, um funcionário do condomínio verifica as condições das pilhas desses aquecedores. Pilhas velhas retardam o acionamento da chama, desperdiçando água.
O condômino e cidadão Renato Munhoz
Quais suas atitudes referente ao lixo?
Todo lixo de casa é separado e o material reciclável é limpo. O material orgânico é descartado na lixeira apropriada. Porém, as cascas de frutas e legumes que são triturados no processamento, utilizamos em nossas próprias plantas que cultivamos na varanda e em um pequena caixa de compostagem. Temos a preocupação de comprar produtos que utilizem menos embalagens e usualmente recusamos sacolas plásticas nos mercados, utilizando nossa própria sacola reutilizável. A água que corre ao abrir o chuveiro até que ele esquente, é recolhida em um balde e utilizamos essa água para lavar as demais dependências do apartamento. A água do aquário, quando limpo, é utilizada para regar as plantas.
Sou um pouco extremista, calculo a vazão do chuveiro, quantidade de descargas, etc. Com isso sei o quanto é gasto no banho e quanto tempo leva para a água esquentar. Além disso, instalei as válvulas de duplo fluxo em casa e controlo a quantidade de vezes que ligamos a máquina de lavar roupas.
Como conceitua sustentabilidade?
Sustentabilidade não é simplesmente plantar uma árvore ou economizar água no banho, é algo mais amplo, algo que remete a harmonia entre a nossa convivência com o planeta e entre as próprias relações humanas.
Qual a relação que faz com sustentabilidade e ecologia?
Considero a questão da sustentabilidade como uma forma de usufruirmos o bem-estar que a vida moderna pode nos proporcionar, mas com responsabilidade e procurando o equilíbrio, ou seja, otimizar e usar de forma eficiente os recursos naturais disponíveis. Sobre ecologia, relacionada à sustentabilidade, seria a utilização do conhecimento de como a natureza funciona, ou seja, do que os animais e as plantas necessitam para viver e garantir que esses recursos sejam preservados ou minimamente impactados garantindo assim a continuidade das espécies, incluindo o homem.
Enquanto síndico, como definiria relacionamento sustentável?
Seria a garantia da qualidade de vida, não somente dos moradores do prédio, mas também dos funcionários e de todos que necessitam dos nossos recursos naturais, reduzindo nossa pegada.
Por que abriu um blog cuja proposta de conteúdo é sobre condomínios sustentáveis?
Percebi uma carência de informações que tratassem especificamente de sustentabilidade em condomínios e que fossem práticas e acessíveis. A maioria dos síndicos hoje trata a questão da sustentabilidade com campanhas para redução do consumo de água, energia e separação de lixo. Não vejo isso necessariamente como má gestão, mas sim apenas falta de informação geral.
A ideia foi expor as minhas experiências e mostrar que há muita coisa, além disso, para que seja possível a utilização do termo sustentável, são necessárias ações mais abrangentes como: de redução de água nas áreas comuns com a alteração de procedimentos de lavagem, redução significativa de consumo de energia elétrica pela manutenção adequada dos painéis elétricos e a instalação de sensores de presença para acionamento de lâmpadas, evitar o desperdício de água potável nos procedimentos de lavagem de cisternas e reservatórios de água, etc.
Já pensou ou já realizou algum trabalho sobre o tema com as crianças do prédio?
Estamos articulando uma série de atividades recreativas e educativas sobre sustentabilidade e ecologia voltada às crianças. O primeiro passo será a horta orgânica onde as crianças aprenderão como mexer na terra, respeitar o meio ambiente e entender a natureza. Juntamente com as aulas, que serão acompanhadas por uma bióloga, será discutido por que precisamos economizar água e energia elétrica, explicar para onde vai o nosso lixo, a importância das florestas e dos animais etc.
Participam em conjunto no condomínio de movimentos como “Dia Mundial Sem Carro”, ”Hora do Planeta”, entre outros?
Não fizemos nenhuma campanha especifica ainda e os moradores têm aderido voluntariamente. Porém, agora com os novos canais de comunicação, pretendemos dar maior divulgação a esses e outros eventos sustentáveis.
Administração
Como lida com reclamações sobre barulho?
A Convenção de Condomínio não é clara em relação à barulho e o condomínio não tem poder de aplicar as multas previstas na Lei Municipal. Os poucos casos que tivemos tentamos conversar com os envolvidos e tivemos alguns resultados positivos. Nossa intenção com a elaboração da nova Convenção é sermos específicos na questão do barulho, pois quando vivemos em sociedade ou nos propomos a isso, temos que estar cientes de que a nosso direito termina onde começa o do outro.
Como é a administração da portaria de seu prédio? Têm porteiros? Na prática, quais as funções e responsabilidades deles?
Temos seis porteiros e um zelador, em breve dois. Eles ficam com a responsabilidade de controlar o fluxo de pessoas, receber encomendas, fazer as rondas no prédio em busca de anomalias, fazer a leitura diária do consumo de água e energia elétrica, entregar as correspondências e jornais, entregar as chaves das áreas reservadas como academia, sauna, home theater etc. Os porteiros trabalham em turnos de doze horas e o zelador em turno de oito horas e tem a responsabilidade de cobrir as ausências dos porteiros.
O que é aplicado para a segurança do prédio?
Temos uma cabine blindada com as imagens do sistema câmeras e comunicação total com a policia e estamos conectados à central de vigilância 24 horas, com pronto atendimento à sinistros.
Há quanto tempo mora no mesmo prédio do qual atualmente é sindico e quais foram os motivos que o levaram a exercer o cargo?
Sou morador desde 2007 e síndico desde junho de 2010. Nunca pensei em ser síndico na vida, mas decidi assumir o desafio com a missão de fazer diferente, de mudar para melhor o condomínio e a vida das pessoas. Queria poder colocar em prática tudo aquilo que desejamos como moradores, além de mostrar que é possível administrar reduzindo gastos e otimizando recursos.
Qual sua visão sobre as responsabilidades de um síndico e de uma Administradora de Condomínios?
A responsabilidade do síndico é zelar pelo condomínio, moradores e funcionários, seguir as leis e regras previstas na convenção e ser justo e ético. Além disso, visualizar melhorias nos sistemas e procedimentos visando economia e eficiência operacional.
No caso da administradora é atender todas as necessidades negociadas com condomínio, prestando serviço eficiente, com qualidade e no prazo acordado.
Qual sua visão sobre:
Assembleias virtuais
São interessantes no sentido de conseguir reunir mais condôminos, porém, ainda não tem 100% de abrangência, pois muitos não têm computador ou internet e também pela impessoalidade.
Rede virtual para troca de ideias sobre o prédio entre os moradores
Recentemente foi criada a página no Facebook que tem a intenção de divulgar melhor as ações do condomínio. De modo geral, acho muito válida a troca de ideias e experiências entre o condomínio e os moradores, isso enriquece os debates, universaliza a informação e democratiza as decisões.
Acesso de orçamentos via internet, para todos os moradores
É importante ter transparência máxima sobre a aplicação dos recursos do condomínio, para isso todos os balancetes de uso são enviados mensalmente a todos os condôminos. Também podem ser consultados na página da internet da administradora.
Quais são os próximos passos que pretende implantar em sua atual administração e quais seus projetos futuros relativos à administração sustentável em condomínios?
É um trabalho que nunca acaba, mas temos algumas metas de curto prazo que estamos buscando.
Melhorias operacionais
Aprovação da individualização dos hidrômetros
Sistema de coleta e reuso de água de chuva
Moradores
Promoção de atividades físicas coletivas para os moradores (ginástica localizada, personal trainner e hidroginástica)
Organização de eventos externos como caminhadas, trilhas e passeios ciclísticos
Para as crianças
Horta orgânica de ervas e temperos
Viveiro de árvores nativas da mata atlântica (junto com a horta)
Aula de ecologia integrada ao cultivo da horta coordenada por uma bióloga
Política de valorização dos funcionários
Criação da sala de informática e treinamento para os funcionários com a finalidade de capacitá-los a exercer outras atividades no condomínio e os prepararem para crescerem no mercado de trabalho. Aulas de informática, português, segurança no trabalho etc. (consegui dois computadores completos por doação e estou preparando a infraestrutura da sala)
Plano de saúde coletivo (já implementado)
Em paralelo, eu e um colega que é analista de sistemas, estamos desenvolvendo um sistema computacional de administração de condomínios que tratará a questão ambiental de forma como ainda ninguém abordou. Istoé, com o registro diário do consumo de água e energia elétrica, identificando pontualmente anomalias para o rápido tratamento de vazamentos ou desperdícios; contabilidade das quantidades de coleta de materiais recicláveis; e até comparativos em relação ao consumo desses recursos em outros condomínios. O sistema deverá estar pronto em uma versão de testes no começo do próximo ano e abrangerá a administração geral de um prédio residencial, porém com esse diferencial.