29 de julho de 2012

Compostagem doméstica: como fazer?

É fácil, fácil, fácil, sem cheiro, limpinho e divertido.
No final desta postagem apresento um slide sobre  como fazer compostagem doméstica, tendo como fonte e apoio o blog Transforma a Terra. Isto é, ilustrei e formatei em slide, texto e fotos enviados por Edson Silva, que pratica a arte de transformar o lixo orgânico em adubo.

Através do processo de compostagem doméstica evitamos que boa parte dos resíduos que geramos sejam  jogados em lixões, onde causam mal aos seres humanos e ao meio ambiente.
Como fazer compostagem doméstica
Nas mãos de Edson Silva, o resultado de seu trabalho

Como fazer compostagem

Afinal, cresce a população, cresce também o lixo. Melhorando a economia, o consumo também aumenta e cresce mais ainda a geração de resíduos, principalmente o orgânico (lixo úmido). 
Necessitamos de soluções sustentáveis para tudo isso. Bueno, acho que já estamos encontrando...Uma delas é a compostagem.

Terra saudável, alimentação saudável

Cada um de nós deve ter responsabilidade sobre esses resíduos que produz e ter consciência de que não são os outros que devem “dar um jeito”. 

Devemos, principalmente, ficar atentos para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) realmente tenha êxito e, atentos também aos tantos RRRrrr sustentáveis, como Refletir, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


Porém, como dizem, é “público e notório” que o “lixo-solução” ainda não está de todo resolvido e, segundo a Embrapa, o Brasil produz 241.614 toneladas de resíduos por dia. Desse total, 76% ficam depositados nos lixões e do total do lixo urbano, 60% é orgânico e poderia ser reaproveitado.


É uma tragicomédia...;)

Temos a solução no problema. Vamos procurar a “varinha mágica” e plim, plim: 'Lixo orgânico,vire adubo, por favor!' 
Enfim, boa parte desses resíduos podem virar adubo.
como fazer compostagem doméstica
A alquimia: lixo em ouro 
A compostagem dos resíduos orgânicos:

-Reduz entupimentos de galerias e bueiros causados pelo lixo e consequentemente enchentes e alagamentos, entre outras situações negativas;  
- Diminui áreas utilizadas para aterros sanitários (Esses aterros exigem grandes espaços que poderiam ser disponibilizados para ações bem mais positivas);
-Diminui a probabilidade de doenças em plantas, já que a compostagem aumenta o número de minhocas e outros bichos que comem pragas;
- Melhora a aeração do solo;
- Diminui erosões;
- Reduz a utilização de sacos plásticos usados para acomodar esse lixo que será jogado a céu aberto;
- Evita poluição;
- Evita contaminação de solos e rios;
- Evita a proliferação de insetos transmissores de doenças;

A compostagem contribui para temos mais lavouras e hortas orgânicas e, solos mais ricos em nutrientes.
- Etc, etc e etc...

;) :) :) Podemos ganhar M-U-I-T-O dimdim

Logo abaixo deste slide, vejam um vídeo bacana  sobre alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Embrapa aprendendo sobre compostagem -que resultará em adubo saudável para o solo e reduzirá a utilização de fertilizantes químicos nas lavouras.