20 de março de 2013

Bombas de sementes


Greenaid é uma empresa americana que vende bombas/bolas de sementes em máquinas semelhantes àquelas de chicletes.  As seedbombs são feitas de argila, adubo, sementes de grama, flores, árvores e plantas comestíveis.  

A empresa fabrica as máquinas e vende ou aluga para estabelecimentos comerciais. 

Acho que é no mínimo muito divertido, jogar essas bombas de sementes por aí.
Bombas de sementes
 “Em uma semana as bombas de semente ja dão flores 
Conheça a receita: Facebook/Radikoraizes
Além de divertido, acredito que as bombas de sementes ajudam a deixar o cinza das cidades mais verdes e nos conectam de uma forma mais intima e amorosa com os espaços urbanos.

Mais ainda, contribuem para reeducarmos nosso olhar e percebermos que é perfeitamente possível (e muito saudável) essa convivência em harmonia. Por exemplo? Nada tem de estranho casas e prédios com telhados e paredões verdes e hortas cultivadas em praças e outros locais públicos.

Bombas de sementes
"No carrinho quebrado, no sapato furado, em caixas, em garrafas, o que não falta é local para plantar!"  (Radikoraízes)
O verde das plantas nas cidades nos traz ar puro, conforto térmico, amenização considerável da poluição sonora, economia de energia, chuvas regulares, diminuição de alagamentos, paz, alegria e harmonia.

Acredito que a ideia das bombas de sementes é a de nos presentear com o encontro de mais flores e frutas nas ruas, praças e parques. 
seed bombs
Empresa americana VisualLingual
As bombas não precisam ser regadas nem plantadas. Apenas jogadas. Elas germinam de acordo com as condições do local onde caíram.

Boa essa brincadeira ;)

Vejam que graça esse vídeo Seedbombs que ensina como fazer uma bomba de semente. E mais esse: Guerilla Gardening com Bombas de Sementes

Seed Bomb, conceito de “bombas” feitas em plástico biodegradável,  foi desenvolvido pelos designers Hwang Jin Wook, Jeon You Ho, Han Kuk Il e Kim Ji Myung para serem lançadas com sementes e recuperar áreas degradadas.

Fontes:
Empresa faz máquina que vende bombas de sementes
Terra Solta - Bombas de sementes
Facebook/Radikoraizes

Os créditos das duas primeiras fotos são de Facebook/Radikoraízes