29 de julho de 2012

A casa da floresta


Uma floresta, mesmo que pequenina, influencia no microclima local deixando-o mais fresco, alterando a direção dos ventos e melhorando o sombreamento. Também conserva a biodiversidade, fundamental para a vida, o bem viver, a qualidade de vida, vida, vida, vida...

Voltando a fazer caminhadas por algumas ruas aqui perto de casa, percebi que uma quantidade relevante de árvores foram cortadas. Não sei quais seriam os motivos.
cidades, florestas, árvores

Ao mesmo tempo, na minha rua tem uma casa que fica no meio de uma floresta. Seu jardim, que é um terreno médio (mais para pequeno), está cheio de árvores. Grandes e médias. Uma delas está na calçada. Uma só. Trata-se da  majestosa que falei neste post A árvore da vida é verde

Árvores, cidades, floresta e meio ambiente

Até um tempo atrás era difícil ver bem a casa, pois estava meio  escondida entre muitos tons de verde. Recentemente algumas árvores foram podadas, então agora consigo ver um pouco mais da grande varanda e de suas laterais.

Florestas, árvores, cidades

No dia em que fiz as fotos, uma mulher estava sentada na escada dessa varanda fazendo crochê. 
A simplicidade. Simples cidade.
                                                        Como fazer compostagem doméstica

árvores, florestas

É uma casa antiga, simples e até meio acabadinha, mas charmosa, mesmo assim. É diferente de muitas que estão em sua volta e está contraste com os tantos prédios nos arredores.
A mim a casa encanta. Sempre adorei contos de bruxas, fadas, gnomos e duendes e, talvez por isso, veja nela tanto encantamento.

cidades, casas, ruas, árvores, florestas, meio ambiente

Vejo-a misteriosa e cheia de paz em um lugar que tem ansioso movimento e barulho um tanto excessivo  boa parte do dia.

Quanta magia acontece nessa floresta que parece ter sido transportada de outros mundos para a minha rua? Quantas histórias?

Fiz este slide com mais algumas fotos. Simples e bacaninha ;)
A 'trilha sonora', creio que a escolhi bem. Na verdade, da forma como tudo foi acontecendo acho que não foi minha a escolha, foi mágica a situação...  Vejam, ouçam, apreciem, relaxem, dancem...

Johann Strauss: Frühlingsstimmen Op.410