14 de fevereiro de 2012

Lixo na praça, por quê?


Dias atrás, vi em uma pequena praça um cartaz em cada árvore pedindo para não jogarmos lixo nela. Jogar lixo na praça, por quê? Aliás, jogar lixo nas ruas, por quê?

Quando vejo que jogamos lixo também nas praças, assim como nas ruas e em outros tantos lugares, parece que falar sobre as florestas é um assunto distante. Mas não é. Estejam elas perto ou longe dos centros urbanos, interferem no clima de uma cidade, citando apenas um exemplo, entre tantos outros benefícios que nos proporcionam.

Coleta Seletiva, cidadania

Quem joga lixo nas praças, respeita as florestas? Tem noção de sua relevância em nossas vidas? Respeita o meio ambiente e o direito do outro cidadão?

Coleta seletiva

O lixo jogado nas ruas causa danos ao meu direito de qualidade de vida, acentua a possibilidade de  alagamentos e enchentes, causa  doenças, aumenta a proliferação de ratos, baratas e, por aí vai. Lixo nas ruas também matam bichinhos, como um passarinho que “resolve” “beliscar” um chiclete jogado no chão, entre outros tantos danos. Atenção: embrulhe seu chiclete num papel e jogue-o no lixo.

Cidade limpa

Tudo isso também me lembra o título “Lixo na rua, lixo na mente” de um artigo de Washington Novaes, publicado no Planeta Sustentável, em 2009. 

Afinal, o que passa na mente daqueles que jogam lixo nas ruas? E são cidadãos de todas as classes e faixas etárias que fazem isso. Ou seja, a maioria de nós. E acredito que essa maioria já tenha acesso à informações a respeito do tema.  

cidade limpa

Quem colocou os cartazes nas árvores fez um bom trabalho. Pelo menos até o dia em que fotografei, não tinha mais lixo na pracinha. Uma atitude simples e fácil essa do cidadão que fixou os cartazes. Achei muito bacana a preocupação e cuidado que ele (ou ela) teve.

Também é uma atitude simples e fácil não jogar lixo nas ruas e praças ou em qualquer outro lugar.

É muito tranqüilo caminhar até a lixeira mais próxima ou até mesmo levar na bolsa/sacola ou bolso e jogar quando chegarmos em casa. É possível e sobrevivemos, posso garantir.

Aliás, naquela pracinha tem lixeira.
cidade limpa

Em tempo, outra pergunta: Por que jogar lixo no piso/chão do ônibus se tem lixeira dentro dele?

É isso: temos informações o suficiente a respeito de todos os problemas que o lixo nas ruas causa e sobre as diversas destinações corretas para o mesmo. É uma questão de boa vontade, de respeito para com o outro e com o meio ambiente. É questão de cidadania.