16 de outubro de 2013

Amo bicicletas, mas também amo carros...

Bicicletas – Ruas – Trânsito - Mobilidade Urbana

Adoro bicicleta. Com certeza faria uso dela com muito mais frequência se tivéssemos ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. Considero muito inseguro usar esse veiculo no formato em que se encontra a atual arquitetura do trânsito.

Aliás, eu não deixaria meu filho ir para escola de bicicleta de jeito nenhum, mesmo que fosse em grupos. Pelo menos enquanto  pudesse  demovê-lo de tal iniciativa, pois acho perigoso. Estou falando sobre quem mora em grandes cidades.

Pedestre e ciclistas

Considero também muito inseguro ser pedestre em algumas ruas com ciclistas. Além das calçadas ruins, ainda temos que cuidar para não ser atropelados por eles. É, na calçada.  Escrevo isso porque por seis vezes escapei por pouco. Sim, contei. Ontem foi uma dessas vezes e ainda estou meio chateada. Você pensa que está seguro na calçada e que nela só poderá apenas esbarrar em algum outro pedestre, vez ou outra. Grande engano. De repente... surgem ciclistas nas calçadas.


Bicicletas
Bicicletas em dias de chuva? Bicicletas em dias de frio? 
Tem cidadão que pedala nas calçadas e corre como se estivesse em pista de corridas. Com certeza, um cidadão assim, não deve fazer parte de nenhum grupo que reclama por espaço e respeito aos ciclistas. Seria muita hipocrisia.
Nem todos os ciclistas são como esses que quase me atropelaram? Verdade, nem todos. E nem todos os motoristas de carros e ônibus desrespeitam ciclistas, pedestres e outros motoristas.

Leis
Uma curiosidade que  tenho é a seguinte: se surgisse uma lei que obrigasse o cidadão a fazer uso da bicicleta no cotidiano, como seria? 

Bicicletas

E olhe que estou falando de uma lei que obrigasse somente quando tudo fosse tranquilo para o ciclista. Isto é: ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas e blá...

Inovação e Sustentabilidade
Para mim, uma cidade deve oferecer ruas, avenidas, viadutos e tudo o mais que possa ser desenvolvido, onde eu possa ir de carro,de bicicleta, a pé ou de ônibus todo dia de um lado para o outro, se  assim o quiser. E tudo de forma ágil e segura. 

‘Ecoinovação’ está aí para ser usada.
Somos tão inteligentes que parece que já podemos habitar o planeta Marte. Somos tão inteligentes que desenvolvemos as coisas mais criativas e malucas todos os dias. Pencas e pencas e pencas de exemplos soltos por ai, para todo mundo ver.

Mobilidade

Podemos criar carros sustentáveis. Desde o processo de produção, de suas peças até o combustível 'verde'. 
Podemos criar carros menores, para um, no máximo dois usuários.
Aliás, já existem modelos de carros nessa linha... Nesse caminho...

Voto pelo investimento nesses projetos. 
Voto pelo meu direito ao conforto e segurança.
Voto pelo meu direito de amar carros e usufruir das tantas vantagens que esse veículo oferece.
Voto pelo meu direito de escolha.

Você poderá gostar de ler: