16 de outubro de 2013

Ônibus é bom. Carro é melhor

Ônibus –Transporte Coletivo – Mobilidade

O atual modelo de Transporte Coletivo é estressante para o cidadão e está longe de proteger nosso direito à qualidade de vida.


Temos cidades onde o Transporte Coletivo apresenta belos veículos, belos pontos de espera e terminais, com ruas exclusivas para determinado tipo de ônibus, mas falta o principal: respeito ao bem-estar do nosso ir e vir (segurança, conforto e agilidade).

O que é qualidade de transporte coletivo para mim?
E internet  rs esqueci ;)

E no Ponto de espera e Terminal:
- Que seja próximo de minha casa - na minha rua, preferencialmente;
- Que não chova dentro em dias de chuva;
- Que seja quentinho em dias de frio;
- Que seja refrescante em dias de calor;
- Que me proteja do vento;
- Que tenha bancos, muitos bancos para sentar, sem perder a filinha. Aliás, nenhuma fila, preferencialmente.
- Que tenha espaço suficiente para ninguém ficar espremido.

Desde que moro em cidade e que faço uso do transporte coletivo, nada do que citei nas listinhas acima acontece de verdade. Somente em raras ocasiões, e nem tudo.
Morar em uma rua que tenha um ponto de espera de ônibus próximo, soa mais com sorte do que com um bom planejamento. Boa parte das vezes temos que caminhar mais de três quadras para chegar nesse ponto. Durante o dia, e com sol suave,  tudo bem. Durante à noite... Em dias de chuva... são outros quinhentos.

Desse jeito é melhor optar por carro. Para quem pode...
E quem não pode, se sacode...

Estressamos-nos, parece que já nem conseguimos pensar direito. Achamos que é assim mesmo. Daí achamos que o nosso único direito é ter transporte gratuíto ou uma passagem mais barata, mas esquecemos do essencial. Aliás, alguns podem achar que a passagem ficando mais barata ou gratuita, aí é que teremos mesmo de aguentar esse stress.
Transporte Coletivo

Ouso discordar. Transporte coletivo confortável, seguro, ágil, muito, mas muito eficiente mesmo,  é meu direito.

E nós podemos, sim, ter tudo o que está citado nas listas. Por mais incrível que possa parecer, seus itens são economicamente viáveis para uma cidade.
Aliás, será uma cidade de cidadãos mais felizes. Qualidade de vida.

Sustentabilidade é um conceito que só tem vida de fato, onde todos vivem felizes, em paz, com segurança, livres, com direito de ir e vir, direito de escolha  e com o merecido conforto.

Assinado: Maria Cidadania ;)