18 de março de 2013

O isopor é 100% reaproveitável e reciclável


Na minha cidade a prefeitura tem projeto de uma usina que fabrica concreto leve com o isopor pós-uso; e uma empresa implantou um posto de recolhimento desse material. Mesmo assim, os catadores que passam na minha rua sempre recusam esse resíduo.

Quando você vai ao supermercado, costuma incluir no carrinho gêneros alimentícios que estão embalados em pratos de isopor? E depois, em qual lixeira os descarta?


O isopor e os Catadores

Muitos dos Catadores de Materiais Recicláveis não gostam do isopor (nome comercial do Poliestireno Expandido-EPS). A renda desses profissionais é gerada pela venda em quilo dos resíduos, e o isopor é muito leve e volumoso.

Quais os danos que causam  em lixões?

O EPS não contamina solo, nem água e nem o ar.  Porém,  por sua impermeabilidade, impede a degradação dos demais resíduos e a expulsão de gases que resultam da decomposição. Além disso, ocupa muito espaço e  leva longos anos para se decompor. Sendo assim, sua reciclagem ajuda a prolongar a vida dos aterros.
O processo de produção

Segundo leituras no site da Abrapex (Associação Brasileira de Poliestireno Expandido) e da empresa Termotécnica, o EPS, também em sua produção, não contamina solo, água e ar, não gera resíduos e sua moldagem consome pouca energia.

Quantas cidades têm postos que  recolhem o EPS (isopor) pós-uso?

Cidades como Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Campinas, São Paulo, Indaiatuba (SP), Curitiba, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre têm postos de recolhimento. Esses dados constam no site da empresa Termotécnica, maior produtora de isopor da América do Sul.

RESÍDUOS DE EPS (representam apenas 0,1% do lixo)
15 mil t/ ano = 70 caminhões / dia

Para uma cidade que coleta por dia cerca de 20 toneladas de material reciclável, o EPS pode representar de 1 a 1,5% desse total. Neste caso se recolhe cerca de 200 a 300 kg de EPS ou de 17 a 25 m³ por dia. (Fonte: Abrapex)

Cooperativas de reciclagem 

Em São Paulo, já faz alguns anos, a Cooperativa Cooperviverbem trabalha com isopor pós-uso fazendo seu recolhimento e limpeza e encaminhando para a ProEcologic. Nessa empresa, então, o isopor passa por um processo de compactação e segue adiante para ser transformado em novos produtos como molduras, réguas, cabides, porta-retratos e etc...

Pode ser que tenham cooperativas de reciclagem de isopor em outras cidades, não pesquisei muito, mas acho que não tem, não.

Mais alguns produtos derivados da reciclagem do EPS

- Misturados com areia e cimento viram concreto leve
- Preenchimento de lajes
- Chapas de Proteção/suporte para transportar produtos
- Material de acabamento em construção civil

Demanda de EPS (Dados de 2009 – Site Empreendedor)

70%: embalagens de proteção para as linhas branca (geladeiras, microondas, fogões, lavadoras de roupas) e marrom (televisores e eletroeletrônicos em geral);
20%: a construção civil, que utiliza placas de EPS para isolamento térmico e acústico;
10%: itens de utilidade doméstica, como conservadores térmicos e chapas decorativas.

Concluindo: apesar do isopor pós-uso gerar renda, ainda não temos investimentos e/ou uma logística adequada para seu reaproveitamento e reciclagem na maioria das cidades brasileiras.
Vamos aguardar 2014 e a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos)