21 de novembro de 2012

Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi: geração de renda e preservação ambiental


Durante o I Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável realizado em Brasília (março de 2012), Tibagi foi destaque no Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos.

A cidade paranaense inaugurou há três anos o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi e o projeto Recicla Tibagi.

Além da destinação correta para os resíduos sólidos, o programa também realiza campanhas de conscientização da população e valorização de trabalho dos Agentes Ambientais (Catadores de Materiais Recicláveis).

Coleta Seletiva e Compostagem

O Recicla Tibagi reaproveita em média 75% de todo o lixo, o que significa geração de  renda para os profissionais da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis; e no seu segundo aniversário, o programa inaugurou a primeira de três estufas, para a produção de flores ornamentais.


No Centro de Triagem, quase 10 mil toneladas de lixo são separados todos os dias. Desse total, em torno de 28% é formado por lixo seco reciclável, como plástico, metal, papel, vidro, etc, que são selecionados, prensados e enviados pra indústrias de beneficiamento. A maior parte do lixo é de resíduo orgânico, que também passa pela triagem para ir para a compostagem.
Reciclagem e Compostagem
O adubo é comercializado na região e usado para fertilizar as flores em estufa da Associação.

Apenas uma pequena parte de todo o lixo recolhido na cidade é enviada para o aterro sanitário do município.São os rejeitos -chamados assim porque  ainda não existe um processo (acessível e rentável?) que possa reciclá-los. 

O Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi proporciona múltiplos benefícios, como: geração de renda; preservação do meio ambiente; valorização e respeito pelo cidadão e seu trabalho e, consequentemente, qualidade de vida.

Fontes: