14 de outubro de 2012

Sustentabilidade é morango com amor...


Dias atrás ganhei três caixinhas de belos morangos. Eram de plantação orgânica, bem grandinhos e muito saborosos.  
O Morango faz bem ao coração tanto no que concerne à saúde física quanto a um símbolo da paixão, do amor e  dos muitos beijos...
Alimentação Saudável
Para variar, resolvi pesquisar mais a respeito dos benefícios desse fruto, ops, pseudofruto.

Benefícios do Morango

É rico em vitamina C, B5, sais minerais, betacaroteno e antioxidantes (eliminam radicais livres). Reduz colesterol ruim, fortalece as artérias do coração, garante o bom funcionamento do fígado, dá resistência aos tecidos, combate infecções e estimula a circulação do sangue.

Chá de morango

O chá  auxilia na cura de inflamação dos rins, azia, diarreia e reumatismo. Têm poderes diuréticos e depurativos, efeito calmante e auxilia nas dietas para emagrecer.

Aromaterapia

Na aromoterapia o aroma do morango é classificado como gerador de alegria e descontração...hum...
antioxidante

Pseudofruto carnudo e vermelho...

Sim, um pseudofruto. A parte vermelha e linda que saboreamos é o receptáculo floral desenvolvido. Os frutos do morangueiro são aqueles grânulos em relevo que recobrem o vegetal. Mas é a parte vermelha que tem mais cara para ser chamado de fruta, não é? Eu acho.

O morangueiro é planta das famílias das rosas, seus pseudofrutos são carnosos e com forte aroma. Temos dois "tipos" de morango, pelo o que entendi em minhas pesquisas: um é para o preparo de compotas, geleias e doces; e o outro, para ser saboreado ao natural. Os morangos que ganhei faziam parte desse último, com certeza. 

Recheei uma torta de chocolate com alguns
Antioxidante e rico em vitamina C

O morango, o solo e os defensivos agrícolas

Trata-se de um pseudofruto muito suscetível às pragas, como formigas, ácaros e pulgões. Por isso, houve um tempo que era protegido com defensivos agrícolas que acabavam por contaminá-los e, ao invés de beneficiar nossa saúde, corríamos o risco de ficarmos doentes pelo seu consumo.

Atualmente a produção orgânica de morangos está crescendo e  podemos ficar mais tranquilos, basta ficarmos atentos à origem de sua produção.

Li que quanto mais vermelho for, melhor, pois além de indicar que está maduro também significa que os pesticidas já perderam parte do efeito. Porém, em minha opinião, o melhor mesmo é buscar pelos orgânicos.
Fibras, Potássio, Fósforo

Plante morangos dentro de casa. Pode ser  em garrafas PET

As mudas e/ou sementes podem ser encontradas em qualquer casa agrícola ou floriculturas. No caso de plantá-los em garrafas PET, o processo é tão simples quanto plantá-lo em vasos. Mas em PET é um caminho para nos conscientizarmos dos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar.  Neste post Como fazer uma horta com garrafas PET tem um slide com o passo a passo que ajuda a dar uma ideia de como funciona.

Sustentabilidade? Morango e paixão... Vida afrodisíaca

Amar é viver. E o morango com isso tudo? Pois é... É afrodisíaco... Acredito que não seja somente por seu sabor e propriedades, mas também pelo formato e cor. E aliado ao chocolate, então... Desperta paixões e  ilustra momentos amorosos ;) Tem cor, sabor... Tudo de bom.

Sustentabilidade pra valer é viver a vida com amor. 
E morango? E... chocolate? ;)