8 de outubro de 2012

Coleta Seletiva: lixo em container fashion ou ”brega", qual a diferença?


Tempos atrás li uma matéria sobre alguns contêineres bonitos, muito fashions, que serão destinados para a coleta do lixo em condomínios e empresas (normalmente citados como os grandes geradores de lixo).

Além das várias e importantes vantagens tecnológicas, esses contêineres darão um novo ar para arquitetura desses locais. 

Projetos assim são ótimos. Principalmente quando respaldados por tecnologias que facilitem a coleta seletiva.

Lixo depositado nas calçadas

Na minha cidade a prefeitura faz coleta seletiva e têm postos específicos para descarte correto dos resíduos tóxicos; porém, mesmo assim têm muitos cidadãos que não separam o lixo e o deixam em sacos plásticos nas calçadas. Atitude que causa transtornos, pois, por diversos motivos, boa parte desse lixo acaba  espalhado nas ruas.
Que tal tirar o lixo das calçadas e o colocar em  contêineres?

Dois contêineres -um para o lixo seco e outro para o úmido- já amenizariam bastante. Existem diversos tamanhos, de acordo com a necessidade do freguês. E não precisam ser chiques, modelos simples também resolvem e até que são bonitinhos.

vale a pena aderir a essa ideia mesmo nas cidades onde a prefeitura ainda não implantou o projeto de coleta seletiva, pois muitas delas têm os Catadores de Materiais Recicláveis; portanto,  podemos separar o lixo para que eles. Lixo  gera renda, o que é  bom para a economia da cidade. 
Coleta Seletiva e Cidadania

Coleta Seletiva: o cidadão e os R´s sustentáveis

Acredito que são várias as soluções para o que chamamos de lixo. Não será apenas o cidadão reduzindo, reutilizando e reciclando isoladamente que irá resolver, mas com toda  certeza ajudará muito.  


Exemplos positivos:

- Jogar lixo nas lixeiras que estão à disposição nas ruas resulta em cidade mais limpa, menos problemas de enchentes, diminuição de entupimento de bueiros, mau cheio e proliferação de insetos e etc....Além disso, facilita o trabalho dos catadores de materiais recicláveis que “passeiam” com seus carrinhos buscando por esses "produtos". E se tiver lixeiras seletivas, então... Melhor ainda.
Cidadania, Coleta Seletiva, Consumo Consciente

- A compostagem doméstica não resolverá o problema dos resíduos orgânicos, mas ajudará muito, considerando que contribui para diminuir a quantidade que iria para os lixões, fertiliza, protege a terra e gera plantas mais saudáveis. 
E não são apenas esses os pontos positivos, têm muito mais...

Compostagem, horta, aterros, lixões

Lixeiras que enviam e-mails

Li também a respeito de novas lixeiras ao estilo pequenos contêineres, nas ruas de uma cidade dos EUA. São sofisticadas a ponto de enviarem e-mail quando estão cheias, são movidas à energia solar e podem compactar até 2.500 litros de resíduos. Estão fazendo sucesso. Só não entendi se o lixo compactado é separado em seco e úmido, e o que fazem com esse material após ser retirado dessas lixeiras. Acredito que tenha uma destinação correta. 

Creio que  sofisticação seja a coleta seletiva direcionada para a reutilização e reciclagem,  pois é  muito bom para a economia, nosso bem-estar  e para  a preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva e o poder dos condomínios

Ações conjuntas têm mais força do que ações isoladas, pelo menos na maioria das vezes. Atualmente todos os condomínios podem fazer a separação do lixo e dar um descarte adequado mesmo que a prefeitura não tenha uma logística a respeito.

Por exemplo?

Aderir a contêineres para a coleta seletiva é um ótimo começo.  Existem muitas propostas boas no mercado e com valores acessíveis. 
Para evitar que corram o risco de sofrer com ações de vândalos, é só trancá-los com cadeados ou algum outro método que julguem melhor. Se o condomínio têm profissionais na portaria, fica mais fácil ainda. 

Sempre têm Catadores de Materiais Recicláveis (Agentes Ambientais) circulando pelas ruas em busca desse nosso lixo, que para eles é renda.

No meu condomínio funciona assim e é tudo tranquilo. São dois contêineres, mas acho até que poderia ser mais de dois, seguindo uma seleção mais aprimorada. Por aqui passam os Agentes Ambientais e levam boa parte desse lixo seco.  Damos prioridade a eles, mesmo tendo o caminhão da prefeitura que faz a coleta do “lixo que não é lixo” (Slogan de campanha de conscientização realizada pela Prefeitura de Curitiba anos atrás).
Coleta Seletiva e Inclusão Social
Vale lembrar que um dos problemas que ainda temos com o lixo úmido (além de tantos outros), é que  boa parte das vezes em que não tem outro destino que não seja o lixão, vai parar lá embalado em sacos plásticos (Isso acontece até mesmo nas cidades onde a prefeitura já atende a coleta seletiva).

O síndico e os moradores podem encontrar diversas soluções para o lixo que geram, que não seja o caminho do lixão. 

Mais alguns exemplos:

- Temos os Agentes Ambientais  autônomos ou  os profissionais que  fazem parte de cooperativas.  

- Muitas organizações não governamentais (e também algumas governamentais) que realizam trabalho social, precisam de boa parte dos recicláveis para criar peças de artesanato  e gerar renda.

- Podem fazer compostagem.


Um condomínio que implanta propostas para a solução do lixo, estará contribuindo de modo decisivo para sustentabilidade das cidades. É uma questão de cidadania.

Cidade Limpa, Condomínios e Coleta Seletiva
(Foto: Jornal Bem Paraná)
Muitos caminhos...

A cidade em que meus pais moram tem em torno de mil habitantes, apenas. Acredito que seja o número de pessoas que residem em uma única  avenida de meu bairro aqui na cidade. No entanto, lá já existe uma empresa de reciclagem.

Temos mesmo muitos caminhos positivos e acessíveis para que cada um faça sua parte e contribua para que o lixo deixe de ser lixo.
Educação Ambiental, Inovação