5 de agosto de 2012

Uma horta, duas hortas, terra, adubo e seis bombons


Estou com uma horta na sacada do apartamento faz um tempo. Algumas mudas de cebolinha e salsa vieram lá da roça e outras comprei por aqui, ainda em sementes. Para montá-la, reutilizei potes de plástico diversos, como os de sorvete, margarina, creme de nata e iogurte.
E a base para cada um desses "vasos" são pratos de isopor ou tampinhas dos mesmos potes que "viraram" vasos.




Se alguém disser que não fica bem esteticamente plantas em potes plásticos como esses, posso responder que a beleza está nos olhos de quem vê e que o pré-conceito não é meu ;) Afinal, bom e sustentável é respeitar o gosto e opção de cada um :)  

Bom, na verdade, essa opção foi só para que eu sempre me lembre o quanto faz bem para a natureza e para todos nós, termos mais consciência daquilo que consumimos e, assim aderirmos à proposta dos erres sustentáveis, como reduzir, reutilizar e reciclar

Um jardim

Existe uma série de orientações básicas que devemos seguir para alcançar bons resultados quando decidimos ter uma horta. Mas tudo é fácil e tranquilo, até porque atualmente encontramos ótimas informações a respeito na internet.
reduzir, reutilizar e reciclar

Com certeza, é somente na prática que iremos percebendo o que funciona e o que não dá muito certo.
Entre as tantas orientações, no dia a dia vamos desenvolvendo um certo feeling para:
-Observarmos a proporção de terra e adubo;
-Percebermos qual a quantidade de água necessária diariamente - o "dedômetro" (dedo) é um excelente apoio;
-Ficarmos atentos à quantidade e necessidade de sol;
- Percebermos quando é necessário revolver a terra;
-Bom também é estarmos atentos para a profundidade e largura dos vasos -que deve variar em torno de 15 cm de altura e mais ou menos 10 cm de largura. Mas isso depende da planta, claro.
Faça uma horta no seu apartamento
Clique slide como fazer uma  horta
Com o tempo, mesmo que nem tudo esteja de acordo com a “cartilha básica”, as plantinhas conseguem se adaptar, por mais incrível que isso possa parecer.
Sim, elas são flexíveis e adaptáveis. Pelo menos as de minha horta, são :)

Horta no apartamento

Na sacada desse apartamento o sol só vem pra valer mesmo é no período da tarde. Pela manhã, é bem mais suave -o que também é bom para as plantas.

cebolinhas, cheiro verde na horta

Elas crescem e eu as corto e tempero meus simples e triviais pratos caseiros.
Elas crescem de novo...
Aliás, agora estão em fase de crescimento.
cebola, salsa, alho na horta
Leia: Monique e a compostagem
Tenho dois vasos maiores e retangulares (jardineiras) e neles estou refazendo tudo, pois quero plantar tomate-cereja e pimenta dedo-de-moça.

No momento também estou planejando minha horta suspensa com garrafas PET.


Meu irmão, quando esteve por aqui na semana passada, perguntou-me:
- Esta grade de madeira (pallet), por que está aqui?
- Ah, pois é, peguei-a num local onde estão fazendo reforma, já pensando na horta suspensa, pois não quero furar a parede, por enquanto.
- Mas como fará? Como assim, suspensa?
- Com garrafas PET.
-ah ...
- Só faltam as garrafas PET, agora.
Reutilizar pallet para fazer horta suspensa
Clique Não sabemos o que fazer com o lixo?
Então ele arranjou cinco garrafas PET de dois litros. Para o início, serão suficientes. Estou pensando até em usar os recipientes de amaciante de roupas -que são de dois litros. Só como experiência.
Vou plantar temperos diversos e  um amor-perfeito, pois ninguém é perfeito ;)
Plantar amor-perfeito
Clique  Como plantar e cultivar um amor-perfeito
No dia seguinte antes de sair para fazer umas compras, meu irmão me perguntou se eu queria mais alguma coisa. Respondi:
-Terra e adubo.
Ele riu.
Na volta, colocou em cima da mesa seis bombons com cara de muito bons e disse-me:
- Não tinha terra e nem adubo, mas tinha bombons.
- Hum, pra mim estão muito bons.

A terra virá lá da roça, na próxima semana.