7 de julho de 2012

Detesto repolho


Sim, quero dizer, não, não gosto de repolho. E acham que por isso eu sairia por ai, difamando-os? Como assim? Ora, mesmo sem nenhum estudo e nenhuma pesquisa que de fato comprovasse que o formato muito cabeçudo do repolho poderia fazer mal às crianças, quem sabe eu não poderia criar um movimento que  induziria  muitos a acreditarem nisso?

E com essa info-difama, o movimento poderia condicioná-los a detestarem o repolho sem questionamentos. 
Poderia chegar ao ponto dessas crianças, jovens e até mesmo os adultos atravessarem a rua quando vissem um e/ou jogarem pedrinhas nas hortinhas cheinhas deles. 

Ou seja, desenvolveriam um preconceito e, com isso, alguns mais radicais (na maioria das vezes, consequência da preguiça de pensar) achariam que os repolhos deveriam ser dizimados da face da Terra.
liberdade, direito, diversidade, vida

Mas ao contrário do que eu poderia pregar e tentar transformar numa crença, o repolho é cheio de qualidades e têm muitos humanos que gostam dele.

Minha mãe, tempos atrás, plantou uma quantidade imensa na horta (para mim, era imensa); parecia que estava fazendo uma campanha subliminar a favor de um mundo repolhento

‘Toda unanimidade é burra’, diriam muitos -e Nelson Rodrigues também (celebrizando a conclusão através dessa frase, por ter consquistado influência e veneradores). 

Pero, io non venero mais ninguém. 

Mas parafraseando e síntetizando: a hegemonia é burra também. 
E monocultura de repolhos, então...aff...;)


Já pararam para refletir filosoficamente por que a monocultura de uma só ideia -seja dos repolhos ou dos que não gostam dele- é  uma prática danosa ao solo-mente-coração? A nossa ficha não cai o suficiente para entendermos  que é a diversidade que mantêm a vida? BIO (vida) diversidade. 



Por que continuamos condicionados em querer tornar a tudo e a todos iguais? 

Além da diversidade de espécies em uma área, a diversidade genética intra-específica é apontada como sendo muito importante. Uma cultura apresenta maior crescimento quando a plantação é constituída de plantas não aparentadas, ou seja, com uma maior diversidade intra-específica. O que é monocultura 

Uma coisa é tratarmos a todos com igualdade, outra é querermos que esses todos sigam as mesmas ideias e caminhos que os nossos. 

A meu ver, grande erro mesmo é acharmos que o certo é só o que pensamos e gostamos. Grande erro é achar que o "certo" está num só livro. 

A verdade não está inteira com um só senhor, guru ou líder e/ou organizações e grupos. Sejam "neófitos", sejam "letrados".
liberdade, vida, direitos humanos, diversidade

Segundo o Tio Aurélio:

-Uma horta é um terreno onde se cultivam hortaliças e legumes e etc. O “etc” poderia ser: ervas aromáticas e...? Di ver si da de

-Hortaliça é a designação vulgar de plantas leguminosas ou herbáceas, comestíveis sob a forma de saladas, ensopados... e que geralmente se cultivam na hortas

-Unanimidade é qualidade de unânime (que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião de outrem,) concordância de opinião ou de voto.

-Hegemonia é preponderância de uma cidade ou um povo sobre outras cidades ou outros povos... 

Supremacia...

* Repolho é uma hortaliça...
* E, opa,  da mesma família das couves. 
* Ele pode ser roxo, liso, crespo, chinês...ou repolho-de-bruxelas...
* É rico em vitamina C e E, betacaroteno (provitamina A), rico em fibras e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo; é recomendado contra anemia e desnutrição
                                                                                           
direitos iguais, diversidade, liberdade de expressão
Acharam?
Mas não gosto de repolho. Porém, minha mãe volta e meia manda pra mim e insiste:

- Faça mistura com cenoura ralada e etc...
- Hum, respondo, não gosto de cenoura também
- Faça refogado, então...
- Aham...


Não gosto, mas sei que é uma questão de gosto e meu gosto é meu gosto, o gosto dos outros, dos outros...

Faça um desenho animado na sua mente: imagine um profissional de RH (Recursos Humanos) entrevistando um candidato. Durante a entrevista ele  percebe que o candidato é um repolho e, por isso,  não o contrata, mesmo ciente de  sua competência. Q tal?


Ou então, em um grupo de amigos, um deles percebe que têm alguns repolhos e tenta convencê-los de que no fundo, são margaridas. 
 -Xo, xo repolho, deixe a margarida emergir. Volta margarida, volta...

Bueno, agora peço licença, por favor, porque acho que fui eleita para salvar o mundo e, então, tenho que preparar meus discursos sobre os meus conceitos do que é certo e do que é errado...

(Na verdade, vou assistir TV)