3 de junho de 2012

A árvore da vida é verde


Desde 2005 Curitiba tem um Movimento chamado “Jardinagem Libertária”, criado com o objetivo de desenvolver espaços ecológicos nas áreas urbanas. Com essa ação a proposta também contribui para reintegrar o cidadão na sua cidade.

Boa parte das vezes quem planta uma árvore acompanha todo o seu crescimento, suas flores e frutos, busca entender que tipo de planta é, quanto tempo dura em média, qual seu tamanho, benefícios e, enfim, busca todas as informações possíveis para conhecê-la bem.   

Plantando árvores em áreas urbanas desenvolvemos uma relação amorosa com a natureza e a cidade. 
árvores, tronco, raiz, folhas
No centro Cívico, próximo ao Palácio das Araucárias (Palácio do Governo), o Jardinagem Libertária plantou mais de cinquenta árvores nativas, presenteando Curitiba com o "Bosque de Sofia" (nome dado em homenagem à deusa da sabedoria e à filha de um dos mentores do projeto).


O Vândalo Verde

No início de 2012, boa parte de nós acompanhou a atitude polêmica de Carlos Eduardo Andersen, em Curitiba, que se acorrentou a uma paineira-rosa no seu bairro porque iriam cortá-la. Acorrentado à arvore conseguiu que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município suspendesse o corte e que a situação fosse reavaliada por engenheiros. Logo depois, Carlos Eduardo também entrou na justiça para garantir que a paineira permanecesse de pé e muito viva.
Através do laudo de uma engenheira florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), constatou-se que a arvore era saudável e que em nada poderia prejudicar a rede elétrica e de esgoto ou comprometer as residências em volta; e que por suas características, deveria e/ou poderia ser tombada como patrimônio natural da cidade.
Ecologia, vida, amor, meio ambiente, preservação

Na verdade, o pedido do corte foi de uma moradora justificando que (ler link no final deste post):
- Flores e  frutos caiam na calçada; 
- Teve que restaurar a calçada por duas vezes;
- Pressão sobre os fios elétricos causaram faíscas; 
- Um galho já havia caído sobre o carro de um vizinho.

Carlos Eduardo Andersen criou o blog "O Vândalo Verde”, após sua ação bem sucedida para proteger a paineira, e está estudando maneiras de propor mudanças na legislação para que o morador tenha o direito de ser avisado sobre os motivos do corte de uma árvore, cada vez que surgir uma iniciativa nesse sentido.

A árvore da minha rua

Tem uma árvore na minha rua que acho muito bonita e toda majestosa.  Têm várias, mas ela é diferente das demais. Está a mais ou menos umas cinco quadras aqui de casa. Que árvore que ela é? Suas flores são da cor rosa.  
Será uma paineira?  
Árvore, amor, vida, folhas, meio ambiente
Tempos atrás até comecei a escrever um texto sobre ela. Era a árvore que eu pretendia inscrever e participar de um concurso. Fiz poucas fotos na época, pois  parecia que ela me dizia: “Mas justo agora, que estou assim sem flores e praticamente sem folhinhas? Desse jeito corro o risco de ficar em último lugar”. Então, desisti. A majestosa também tem lá suas vaidades, com certeza.
árvores, paineira, raiz, tronco
Mas desde que a fotografei pela primeira vez, o meu olhar mudou. Tomei ciência de  quantas e quantas vezes passei por ela sem “percebê-la”. Agora é diferente, parece que ficamos amigas.

É um incômodo que nosso jardim e nossas calçadas fiquem cheias de folhas, de flores e de frutos caídos. Mas é incômodo, por quê? O que nos leva a interpretar um cenário assim como um transtorno? Em qual momento deixamos nosso olhar ficar tão viciado a ponto de acharmos que bonitinho mesmo é uma calçada de concreto “limpinha”, sem nadica de nada de umas folhinhas?

A árvore da vida é verde

Ao mesmo tempo, um professor de música da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está desenvolvendo um projeto de um quinteto de sopro, que tocará marchas fúnebres por cinco minutos em cada local onde uma árvore for cortada/exterminada. Com isso, pretende chamar a todos nós para a reflexão sobre “decisões” de cortar árvores, que entre os tantos benefícios que nos proporcionam, também embelezam nossas ruas e nos enchem de vida. 
outono, árvores, folhas
                                                                                    * Notícias UOL: Em Curitiba, empresário se acorrenta a paineira-rosa de 70 anos para impedir seu corte