11 de maio de 2012

O que é Ecologia Doméstica?


Pesquisando em sites de buscas, encontrei várias informações sobre o que é “ecologia doméstica”. Talvez nem precisaria buscar essas infos porque parece óbvio qual é o seu significado. 
Aliás, aproveitando, vale citar que temos também “ecologia profunda”, “ecologia urbana”, “ecologia de paisagem”, “ecologia humana”,” ecologia das estradas” (este último conheci através de um e-mail que recebi) e outras tantas. Ainda quero saber mais sobre todas essas “ecologias”.

Bom, sou apenas uma cidadã curiosa rs ;), não tenho  graduação e/ou especialização formal na área; portanto, escrevo de acordo com o que entendo disso tudo e vamu que vamu...

Como sabemos, ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e sua relação com o meio ambiente. Basicamente iiissoooooo.

No caso de Ecologia Doméstica, poderíamos dizer que trata-se da observação de nossas atitudes cotidianas (em nossa casa, por exemplo) e como as mesmas interferem no meio ambiente?????  
Ecologia Doméstica é reduzir, reutilizar, reciclar


Tudo o que fazemos interfere no meio ambiente. Causa e efeito. Lei do retorno.

Então vamos refletir usando algumas situações como exemplo:

1- Como economizamos energia, gás e água ao cozinhar, ao tomar banho e em outras atividades?

2-Quais são nossos alimentos, como preparamos esses alimentos e o que fazemos com as sobras?
Buscamos saber qual sua procedência? Como foram cultivados e como é sua produção-fabricação? Quem deveria nos fornecer essas informações?

3- Como lavamos a louça, limpamos a casa, lavamos a roupa e tomamos banho? Quanto de água? Quais os produtos de limpeza e de higiene que utilizamos?

4- E quando vamos ao supermercado e ao shopping? Os produtos que compramos são de fabricantes que já estão seguindo o conceito de sustentabilidade? Quais sacolas usamos e por quê? Precisamos realmente das tantas coisas que compramos? Por quê?

5- E a decoração e pintura de meu lar?  Estão próximas do que seria ecologicamente correto? Um exemplo: a decoração e pintura de uma casa tem muita influência na economia de energia, pois dependendo de nossa opção podemos aproveitar mais a luz natural.

6- Os nossos eletrodomésticos, as lâmpadas e similares estão de acordo com os padrões de eficiência energética?

7- Deixamos lâmpada acesas e aparelhos ligados desnecessariamente?
Ecologia doméstica é reduzir, reutilizar, reciclar

Ecologia Doméstica seria optar para que cada vez mais nossas ações fiquem de acordo com o que consideramos ser sustentável? ;)?

Bom para todos nós, bom para nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos. Todas essas gerações terão uma vida sustentável se tomarmos atitudes sustentáveis hoje.

Economizar energia e água, reaproveitar, reutilizar, reciclar, alimentação orgânica, compostagem, hortas orgânicas, casas ecológicas, telhados verdes, customização de roupas, produtos ecologicamente corretos... etc e etc...

Aos poucos, iremos mudando. Temos atualmente mais acesso à informação, pois, afinal, a internet está aí. Temos então, mais condições para questionar, refletir e mudar.
Ecologia doméstica é preservar todo nosso meio ambiente

Casa sustentável = mundo sustentável

Apresento aqui um exemplo muito bacana de Monique Futscher. Em seu blog Mimirabolantes, ela publicou uma lista com o mesmo nome, colocando em itens algumas de suas ações cotidianas de ecologia doméstica. Adaptei, mudei um pouco o texto e fiz um slidezinho:

Vejam: