11 de abril de 2012

CISUS = Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba



Após mais de vinte anos de colaboração franco-brasileira no ensino profissional de gestão urbana, temos em nossa cidade a Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba (Curitiba International School for Urban Sustainability – CISUS).

O programa CISUS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, Université de Tecnologie de Compiègne (UTC) da França, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Federação das Indústrias do Paraná, por meio do sistema Senai.

Em  Curitiba  já faz algumas décadas que tivemos e temos a realização de campanhas e projetos visando a preservação do meio ambiente urbano; e muitas dessas ações já desenhavam o conceito de “cidades para pessoas” que agora, felizmente, são debatidas a cada dia com muito mais ênfase.


CISUS Curitiba Sustentabilidade

Não só o Brasil, mas  também  outros  países conhecem e adotaram nossos projetos.  

Considerando toda essa trajetória, propostas como a CISUS surgem como um caminho natural e importante tanto para Curitiba, como para todas as cidades; pois são escolas com propósitos muito bem definidos a respeito do estudo, pesquisas e realização de projetos que promovam sua sustentabilidade.

Nesta entrevista com a arquiteta e urbanista Beatriz Hummell, assessora de direção do programa CISUS por meio do Senai, poderemos visualizar objetivamente o conceito do programa e suas metas sobre os cursos ofertados.


Parques e Praças de Curitiba
Curitiba  (Foto: Parques e Praças de Curitiba

 O que é a Cisus?

A Curitiba International School for Urban Sustainability (CISUS), ou Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba, é um programa que visa produzir e compartilhar conhecimentos, ideias inovadoras e competências sobre as cidades sustentáveis.

Baseia-se nas experiências de gestão urbana da cidade de Curitiba (Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC), no saber compartilhado de renomadas instituições de ensino (Université de Technologie de Compiègne – UTC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), e na inovação e procura por melhorias no sistema produtivo por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PR).


Parques e Praças de Curitiba
Ópera do Arame (Foto: Site Parques e Praças de Curitiba)


Quais foram os passos para a criação da CISUS?

CISUS é o resultado de mais de 20 anos de colaboração franco-brasileira no ensino profissional da gestão urbana em Curitiba.

Em 1980 foi criado na Université de Technologie de Compiègne (UTC, França) um curso de especialização internacional em Gestão Técnica do Meio Urbano (Diplôme d’études supérieures en Gestion technique du milieu urbain). Poucos anos depois, começou paralelamente em Curitiba, na PUCPR, um curso de especialização (Gestão Técnica do meio Urbano – GTU), sobre o mesmo tema e baseada nos mesmos princípios: realizar uma abordagem multitécnica do desenvolvimento urbano e contar com a presença de profissionais de gestão urbana (brasileiros e franceses), tanto técnicos como gestores, ao lado da academia.

Ao longo de mais de vinte anos de existência, diplomaram-se no GTU mais de 400 gestores, principalmente do estado do Paraná. Apesar de o conteúdo pedagógico dos cursos em questão ter apresentado sucesso dentro da sua área temática, alguns dos paradigmas urbanos mudaram profundamente nos últimos 25 anos.

Gradualmente, o vocabulário utilizado na gestão urbana passou de “multitécnicas” para “multidisciplinar” e os métodos pedagógicos passaram gradualmente, então, a incluir os projetos, isto é, a aprendizagem por meio da elaboração do projeto. Neste mesmo período surge o conceito de desenvolvimento sustentável. Este passa a assumir um importante papel diante da temática do desenvolvimento urbano, tornando-se fundamental para a sua discussão e aprendizado.
Parques e praças de Curitiba
Estação Tubo - Praça Rui Barbosa (Foto Parques e Praças)
Os fundamentos que levam à criação da CISUS são:

a) Manter os férteis debates acerca da gestão do meio urbano levantados pelas abordagens de aprendizado de duas universidades – uma francesa e uma brasileira – e valorizar as produções comuns;

b) Estimular a integração – a brassage – entre o mundo acadêmico e o mundo profissional acerca do desenvolvimento urbano sustentável;

c) Difundir internacionalmente as inovações em gestão urbana e o knowhow acumulado pelas experiências da prefeitura da cidade de Curitiba nos últimos 40 anos;

d) Reunir condições que possam favorecer a inovação e a criatividade nas temáticas correlatas ao desenvolvimento urbano sustentável.

Terminal de Ônibus de Curitiba - Bairro Portão
Transporte Coletivo - Terminal Bairro Portão  (Foto: Maria)

Qual seu conceito?

Seu conceito e seus princípios fundadores procedem de uma experiência comum de ensino, investigação aplicada ao ambiente urbano e de capacidade de fazer trabalhar juntos os mundos acadêmico, industrial e profissional.

Quais seus principais objetivos?

Os principais objetivos do programa CISUS são:

a) Permitir em âmbito global um aumento do nível de competências e do compartilhamento de experiência dos diversos atores envolvidos na temática do desenvolvimento urbano sustentável, tanto públicos quanto privados;

b) Capitalizar, aumentar e difundir o saber adquirido pela CISUS na área do desenvolvimento urbano sustentável.
Turismo em Curitiba )Parques e Praças de Curitiba)
Jardim Botânico (Foto Parques e Praças)

Como é  o envolvimento   das  instituições parceiras da CISUS?

- A Prefeitura de Curitiba (PMC): atua diretamente no CISUS por meio do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e contribui com as boas experiências da cidade na gestão urbana sustentável;

- Os parceiros acadêmicos: a Université de Technologie de Compiègne (UTC), por meio do departamento de Sistemas Urbanos (Systèmes Urbains); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) principalmente por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e da Escola de Arquitetura e Urbanismo; e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), principalmente por meio do Escritório Verde;

- O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PR), que contribui principalmente com o componente industrial, essencial para o funcionamento das cidades atualmente e que deve receber atenção especial na gestão urbana sustentável.

Este esquema abaixo ilustra a atuação dos parceiros que integram a CISUS:

Cidades Sustentáveis


Quais os propósitos da CISUS em Curitiba?

A CISUS fundamenta-se na experiência curitibana do desenvolvimento urbano sustentável. Assim, a cidade comporta-se como o “laboratório” das formações do CISUS, principalmente da pós-graduação, que propõe uma abordagem territorial da gestão urbana sustentável.
Parques e Praças da cidade de Curitiba
Rua das Flores/XV de Novembro (Foto Parques e Praças)

Quais os benefícios para nossas cidades com projetos como a CISUS?

A CISUS poderá contribuir, principalmente, com a formação das pessoas que atuam na gestão das cidades propondo novas abordagens, sempre com foco na sustentabilidade urbana. Além dos cursos teóricos (fundamentais para qualquer formação) a CISUS propõe novos instrumentos pedagógicos inovadores, que visam desenvolver, além de conhecimentos teóricos, prática profissional e o conhecimento de experiências inovadoras:

- os ateliers-projeto, que tratam de trabalhos que têm como ponto de partida uma encomenda real de um município ou um ator privado. Ele permite a aplicação de uma metodologia original de concepção de projetos capaz de promover o desenvolvimento de um território;

- as residências técnicas, realizadas junto ao cotidiano de trabalho das equipes da Prefeitura de Curitiba (PMC) no desenvolvimento de projetos constantes no seu Contrato de Gestão;

- as viagens técnicas que permitem a descoberta de soluções urbanas inovadoras, além de possibilitar da discussão com atores dos projetos visitados, enriquecendo ainda mais as experiências práticas desta formação.
Parques e Praças da Cidade de Curitiba
Praça do Japão (Foto Parques e Praças)

Como está a formação da rede de pesquisa?

A CISUS está iniciando suas atividades. Primeiramente, serão estabelecidos os cursos – uma pós-graduação e cursos temáticos – para, então, buscar uma rede de pesquisa, que visa encontrar meios para realizar uma aproximação entre a pesquisa científica acerca de problemáticas urbanas e das práticas de gestão urbana. Algumas cidades ou regiões já investem em pesquisas aplicadas às suas realidades, mas os resultados constantemente permanecem no campo teórico. 
Curitiba- Transporte Coletivo
Avenida República Argentina - Canaleta Expresso (Foto: Maria) 
O segundo desafio é atrair equipes de pesquisa nacionais e internacionais que venham a colaborar com estudos que se apresentem relevantes acerca da temática da gestão urbana. Espera-se que os resultados provenientes destes estudos possam contribuir para a introdução de novas práticas e modelos de gestão que possivelmente sejam aplicados na cidade de Curitiba e no estado do Paraná.
Parques Praças de Curitiba
Parque Barigui (Foto Parques e Praças)


Quais os cursos  ofertados?

Os cursos ofertados dividem-se em duas categorias:

- Pós-graduação: A especialização Territórios Urbanos (420h) proposta pela CISUS tem como objetivo preparar profissionais de diferentes países que já possuam experiência na área de gestão urbana com vistas para os novos paradigmas urbanos, e que atuam nos mais diversos contextos. O conteúdo consiste em três componentes: uma parte teórica, o desenvolvimento de um atelier-projeto ou de um seminário de aprofundamento, e um trabalho de conclusão. O curso terá início em março de 2013 e as inscrições serão abertas em breve.

- Cursos temáticos (de 20 a 40h): objetivo principal é alimentar e estimular a reflexão pessoal dos participantes por meio da introdução de experiências que inovam, de novos conceitos, bem como métodos e instrumentos, acerca de temáticas-chaves da gestão urbana. Para 2012 os cursos previstos, com início a partir de agosto são:

- Sistemas de transporte urbano para as cidades sustentáveis. Exemplo do sistema de transporte urbano de Curitiba: história, presente e desafios;

- Workshop modelos alternativos para atendimentos da área da saúde na cidade: o conceito de “smart hospital”;

- Biodiversidade Urbana;

- Energias Urbanas renováveis: fundamentos, desafios e referências;
- Arquitetura da Emergência;

- Cadastro Multifinalitário;

- A Construção Sustentável: princípios técnicos, certificações nacionais e internacionais, redes industriais locais, referências.

Canaleta do Expresso Bicicletas

Qual o seu público-alvo?

Para o curso de pós-graduação o público esperado é de profissionais que atuam na gestão de cidades: colabores de prefeituras, estados ou outras entidades públicas, institutos ou agências de urbanismo, empresas prestadoras de serviços ou que atuem em ações de desenvolvimento sustentável em relação com o espaço urbano.

Para os cursos temáticos, o público-alvo são profissionais – de empresas públicas e privadas – e estudantes e pesquisadores das temáticas abordadas.


Parques e Praças de Curitiba
Parque Bosque do Papa (Foto Parques Praças)

Beatriz Hummell, e qual foi seu envolvimento no projeto de formação da Escola?

A história da escola se estende por mais de 20 anos. O seu processo de formação inclui o curso de GTU, da PUCPR, que agora toma um novo formato. Eu me envolvi com a escola mais recentemente, há cerca de dois anos.

Atualmente, qual  é o seu trabalho na Cisus?

Atualmente sou assessora de direção do CISUS, por meio do SENAI. Atuo diretamente em diversas ações da CISUS, desde organização dos conteúdos metodológicos dos cursos, propostas aos órgãos públicos e empresas, até ações de comunicação. É importante ressaltar que a Cisus, como uma parceria, se fortalece pela atuação conjunta dos cinco parceiros (PMC, PUCPR, UTC, UTFPR e SENAI) nas suas ações.

Mais informações e contatos sobre a CISUS:
www.cisus.com.br - Twitter - Facebook
http://cisus.org.br/