21 de outubro de 2011

É sempre bom refletir: castração de animais de estimação pode ser uma das soluções?



Hoje ainda temos, na maioria das cidades, uma super população de cães e gatos e, por uma cruel conseqüência, muitos animais abandonados. Vemos inclusive cães e gatos que são de raça nas ruas. Até mesmo animais com pedigree acabam por ser vitimas do descaso. Muitas vezes quando recolhemos esses bichinhos, apesar de já estarem bem judiados, podemos ver ainda a beleza da raça.

As pessoas acreditam, erroneamente, que o grande número de animais abandonados deve-se a sua procriação nas ruas, o que não é verdade. 

Um animal que vive nas ruas e dá cria num matagal ou num lugar abandonado, terá seis, sete ou oito filhotinhos. Mas apenas um ou, muitas vezes nenhum, sobreviverá. 

Porém, os animaizinhos que têm donos e acabam tendo a mesma quantidade de filhotes, todos sobrevivem, já que são bem cuidados. E dessas ninhadas, muitas vezes o (a) dono (a) da mãe fica com um. 
E os outros seis ou sete? 
Serão doados ou vendidos.  E boa parte das vezes não foram castrados e sem uma avaliação critériosa a respeito de quem serão seus futuros protetores. Então, muitos deles acabam nas ruas.


Proteção de animais

Se todos que têm bichinhos de estimação evitassem essas crias, poderiam ter certeza que entre os que estão nas ruas, haveria uma seleção natural e nós teríamos uma redução considerável de animais abandonados. É muito importante que cada um faça a sua parte para evitar "acidentes" e ninhadas indesejadas.
Animais de estimação

A castração beneficia o animal, protege-o contra doenças, evita fugas e melhora a qualidade de vida. Procure seu veterinário e informe-se.
               ********************************    
                          Por Silmara-Protetora de Animais
Silmara  é psicóloga, empresária, dona de casa, e realiza trabalho voluntário como protetora de animais  abandonados.