23 de agosto de 2011

Crowdfunding viabiliza ideias

O Projeto Cidades para Pessoas, idealizado pela jornalista Natalia Garcia, foi financiado por meio do crowdfunding (de acordo com esta entrevista). O objetivo é visitar durante um ano cidades que foram planejadas pelo arquiteto  Jah Gehl. E assim como essa ideia, outras tantas estão saindo do papel.

crowdfunding é uma proposta de inovação que propõe o financiamento coletivo para viabilizar nossas ideias. Você as coloca no ar - na plataforma criada com esse objetivo-, as pessoas analisam e, se gostarem, poderão financiá-las de acordo com suas condições e interesses. Em contrapartida, terão prêmios/bônus conforme o investimento.

O financiamento colaborativo é uma alternativa que a cada dia traz mais  resultados positivos para os envolvidos. É como diz o antigo ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Então, daqui a pouco os que desconhecem estarão entre os muitos que poderão usufruir dessas possibilidades.

Segundo algumas pesquisas que fiz, o crowdfunding começou a bombar na mídia aqui no Brasil no início de 2011. E também parece que a cada dia mais plataformas relacionadas com os mesmos propósitos estão surgindo.

Acho que o financiamento coletivo é um passo que abre caminhos para  alguns sonhos que pareciam  impossíveis e ficavam presos num mundinho  lá no fundo de nossas gavetas. 
Nessas  plataformas seus financiadores  querem   retorno tanto quanto você, lógico; mas juntos  criam um vasto terreno para tornar  sonhos em realidade do modo que um dia você imaginou.

Para conhecer mais e trocar ideias, clique.
Fontes: