2 de agosto de 2011

Telhado Verde



Nesta segunda parte da entrevista concedida pela Verde Brasilis, o tema é Telhado Verde - um dos serviços prestados pela empresa-, técnica que tem como objetivo o uso de vegetação na cobertura de residências e edifícios.

O que a implantação do Telhado Verde proporciona?

Além de uma estética bonita e diferenciada, proporciona diversas vantagens como conforto termo acústico, redução do consumo de energia, melhora a qualidade do ar, reduz o risco de enchentes, alagamentos e, também, o chamado efeito ‘ilhas de calor’.


Quanto tempo leva em média sua instalação e para colher resultados?

A instalação é rápida, pois, geralmente, os telhados verdes estão disponíveis em módulos, o que facilita e otimiza o processo. Os módulos podem ser instalados com as plantas em formas de muda ou já crescidas. Este fato vai influenciar na obtenção dos resultados, uma vez que a atividade de evapotranspiração das plantas contribui para a estabilização da temperatura interna. Portanto a diferença é percebida logo após a sua instalação.

Pode ser qualquer tipo de planta? E ao invés de um jardim, posso fazer uma horta? Quais as diferenças?

Algumas espécies são mais indicadas. Entretanto, qualquer tipo de planta pode ser utilizado, desde que adequado às características do telhado e do local. Entre outras coisas, depende do clima da região, da estrutura da edificação, da espessura da camada de substrato e do quanto de manutenção o cliente está disposto a ter com o sistema. Os sistemas nos quais são usadas plantas Sedum spp são os mais indicados para os que não querem se preocupar muito com manutenção.
A horta no telhado é uma idéia interessante e já difundida em alguns países, como Israel. Além do benefícios do telhado verde, um espaço ‘sem uso’ passa a ter uma utilidade.

Pode ser planejado também como área de lazer? Exemplo: bancos de praça, espaço para crianças brincarem (com a devida segurança).

Lógico, só depende da estrutura estar de acordo para suportar. Algumas coberturas de edifícios já são utilizadas como área de lazer.

Como fazem para conter possíveis pragas e/ou insetos que costumam aparecer e poderiam, por exemplo, entrar nas residências e causar algum tipo de dano?

Tendo um jardim no telhado, cria-se um mini-ecossistema sobre a casa. Com flores, borboletas abelhas e outros polinizadores serão atraídos, o que não traz nenhum problema, pelo contrário, traz a natureza para mais perto.
  

Qual a estrutura necessária do telhado para suportar essa proposta? Existe perigo de infiltrações e/ou rachaduras?

Pode ser usada uma estrutura comum. Existem sistemas de telhado verde com peso saturado a partir de 50kg/ m2. Se comparar com o peso saturado de telha cerâmica (55kg/ m2), a estrutura usada pode ser a mesma. Para sistemas com uma camada mais espessa de terra, faz-se necessário um reforço para suportar a carga do sistema aplicada na estrutura. 
O segredo para não ter problemas com infiltrações é uma boa impermeabilização. Existe uma grande variedade de impermeabilizantes disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais, como a manta asfáltica, até novos produtos, como resina vegetal de mamona ou borracha líquida.



Como é feita a manutenção (conservação, limpeza, etc)?

A manutenção das plantas depende da espécie escolhida, podendo incluir irrigação, poda e equilíbrio dos nutrientes do substrato. Por exemplo, a grama vai demandar poda regular, enquanto a Sedum spp requer menor manutenção.
Para tudo isso (implantação e/ou manutenção) são necessários profissionais especializados ou um leigo, buscando um pouco de informação, poderá fazê-lo?

Para a implantação é recomendado que um profissional da área ou uma empresa especializada seja contatada. O funcionamento do sistema é simples, mas existem alguns pontos chave que devem ser levados em conta. Para a manutenção do substrato (solo), qualquer pessoa pode fazer, basta saber o que adicionar ao solo.
Como pesquisam os procedimentos e estudam as plantas e os demais componentes para o telhado verde?

Fizemos um levantamento bibliográfico inicial para entender o funcionamento básico do sistema. Agora buscamos as inovações que vão surgindo enquanto organizamos a nossa pesquisa e os nossos testes para desenvolvermos um produto de ponta e com tecnologia avançada. Com as plantas, estamos fazendo um levantamento das espécies nativas que podem ser utilizadas para darmos prioridade às espécies da região.

Qual a média de investimento financeiro necessário? Existe um valor diferenciado para residências e prédios?

Um objetivo da Verde Brasilis é deixar o sistema mais acessível, reduzindo o custo para o consumidor. Hoje é possível ter telhado verde a partir de R$100/ m2. O valores se alteram de acordo com o sistema utilizado.

Quais as grandes vantagens do Telhado Verde?

Conforto termo acústico
Parte da energia solar que chega à cobertura é usada pelas plantas para a realização da evapotranspiração, diminuindo o aquecimento superficial do telhado. Além do trabalho realizado pelas plantas, o Telhado Verde atua como uma poderosa camada isolante que, além de isolar ruídos externos, diminui a amplitude térmica dos ambientes internos da edificação. Em outras palavras, a temperatura interna estará sempre agradável, eliminando desconfortos de verões intensos e invernos rigorosos.

Redução do consumo de energia e eficiência energética
Como consequência do conforto térmico, o usuário reduz ou elimina o uso dos sistemas de climatização e diminui o consumo de energia, agregando eficiência energética à edificação.

Qualidade do ar é qualidade de vida
O Telhado Verde gera um microclima no entorno da edificação, melhorando a qualidade do ar. Atua ainda como filtro, eliminando impurezas e diminuindo a ocorrência de doenças respiratórias.

Redução do efeito “Ilhas de Calor”
As Ilhas de Calor ocorrem em áreas densamente urbanizadas, onde predominam superfícies como asfalto, concreto e telhas. Tais superfícies absorvem a radiação solar e aumentam a temperatura local. As plantas de um Telhado Verde utilizam parte da energia solar na evapotranspiração, contribuindo para a redução deste efeito nos grandes centros urbanos.

Atenuação de enchentes e alagamentos
Com telhas convencionais, as águas pluviais escoam rapidamente pelas coberturas, aumentando a possibilidade de enchentes e alagamentos. O Telhado Verde retém a água da chuva no substrato, eliminando-a gradativamente, aumentando o tempo de detenção das águas pluviais nas coberturas e retardando, consequentemente, o escoamento para as áreas sujeitas a alagamentos.

Possibilidade de reutilização de água pluvial
O Telhado Verde pode ser implantado associado a um sistema de coleta e reuso das águas pluviais, que capta, filtra e direciona a água para usos não potáveis (descargas ou torneiras de jardim, por exemplo) após passar por um filtro simplificado que retém as impurezas.



Quais as desvantagens, caso tenha, e como fazem para dirimi-las?

A manutenção seria uma desvantagem, pois se comparado com telhas cerâmicas, por exemplo, o sistema demanda manutenção maior. Por outro lado, a cobertura cerâmica não proporciona nenhum dos benefícios oferecidos pelo sistema de telhado verde.


Primeira parte da entrevista: Inovação e Sustentabilidade
Segunda parte da entrevista: Zonade Raízes (ETE ZR) –Águas cinzas  

Sugestões Verde Brasilis para pesquisa ref.  exemplos de Telhado Verde.

-Telhado verde com plantas do tipo Sedum na fábrica da Ford nos EUA.
- Edifício Matarazzo, em São Paulo (tem telhado verde com árvores desde a década de 60)
-TV Novena: Telhado usado para área de lazer em Singapura.
-TV Lazer: Cobertura de prédio nos EUA)


Sugestões Fura-bolha: Arvores de São Paulo (matérias sobre telhado verde)