26 de julho de 2011

Inovação e Sustentabilidade


Três jovens audaciosos e empreendedores que já têm em suas veias a consciência da sustentabilidade, criaram uma empresa com proposta de inovação e transformação. Aliny, Diego e Renata repaginam telhados e estações de tratamento, com belos jardins, hortas ou áreas verdes de lazer.
Nesta primeira parte da entrevista apresentaremos um breve perfil da empresa. Nos próximos capítulos, um formato mais detalhado sobre a viabilização e resultados desses serviços que prezam pelo meio ambiente.

Como tiveram a ideia de formar uma empresa que oferece esses serviços e quais os motivos que os fizeram levar adiante?

Em uma conversa informal, o Diego e um amigo discutiam sobre Telhados Verdes e comentaram como seria legal abrir uma empresa neste ramo. Empolgado como é,o   Diego fez a conversa tomar forma ao convidar-nos ( Renata e a Aliny) para escrever um Plano de Negócios sobre o assunto e encarar as etapas de seleção do Hotel Tecnológico da UTFPR. Aceitando o desafio,  na hora vimos que a parceria era mais do que certa, pelo perfil diferenciado dos três.

Como nós três somos ligados em questões de sustentabilidade, ao fazer pesquisas sobre o mercado no ramo de Telhados Verdes, vimos que após a entrada no Hotel Tecnológico, as coisas iriam engrenar. Como sugestão da professora Tamara Van Kaick, resolvemos integrar também às idéias da empresa o sistema de Estações de Tratamento pelo Método  Zona de Raízes, o qual já está bem definido pela Verde Brasilis. Ao analisarmos a necessidade de se atender à demanda do tratamento de esgoto em regiões mais afastadas e/ou que queiram contribuir com o meio ambiente, é que se viu um grande potencial  para a empresa. Percebemos que o aprendizado em sala de aula pode ser aplicado na prática para trazer inúmeros benefícios às comunidades.

E a definição do nome?

Nós queríamos algo bem “tupiniquim”. No começo foi difícil entrar em um consenso. Tivemos várias reuniões, sugestões, pesquisas e até pequenos desentendimentos. Conseguimos através de uma lista de nomes prováveis e do nosso designer Ary N. Chaicoski Junior, chegar a um nome definitivo. A decisão foi por Verde Brasilis,  que demorou um tempinho para ser aceito por completo, mas depois que começou a repercutir, vimos que  era o nome certo.

Quem é quem na Verde Brasilis?

Renata Antunes – Tecnológa em Química Ambiental (UTFPR) e responsável pela área  administrativa, financeira e de  marketing da empresa. Faz cursos extras de empreendedorismo para poder aplicar diretamente na empresa e organiza eventos juntamente com uma agência.

Diego Augusto Costa – Tecnólogo em Química Ambiental (UTFPR) e responsável pela parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços da empresa. Trabalha paralelamente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.

Aliny Lucia Borges Borba – Engenheira de Produção Civil (UTFPR), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil com área de concentração em meio ambiente, seguindo a linha de pesquisa em saneamento e recursos hídricos, e responsável pelos projetos e orçamentos. Trabalha paralelamente como engenheira no Exército Brasileiro.

Como está o mercado no Brasil e em Curitiba?

No Brasil, 50% da população não é atendido por rede coletora de esgoto, o que mostra a necessidade de implantação de sistemas como ETE ZR (Estação de Tratamento pelo método Zona de Raízes)
O Telhado Verde é um produto em crescente demanda e vem ganhando cada vez mais espaço devido aos selos e certificações verdes.

Quais as estratégias até o momento para conquistar potenciais clientes?

Até o momento, estamos tentando consolidar nosso Network através de pessoas que já conhecem o trabalho que fazemos e queremos fazer e que até então era feito por outros. Buscamos sempre nos comunicar com pessoas que possam nos indicar para que façamos contato em um futuro próximo. Também utilizamos das redes sociais e blogs para divulgar o nosso projeto-empresa, fazendo com que as pessoas tenham curiosidade de saber o que estamos fazendo e como. Os clientes em potencial acabam surgindo mais pelo ‘boca a boca’ mesmo, através da nossa rede dentro da UTFPR, que está expandindo para fora da universidade cada vez mais.

Quais os trabalhos que desenvolveram até o momento e como estão seus resultados?

Temos projetos executados recentemente com êxito na Colônia Witmarsum, em uma Chácara em Piraquara e na nova sede da Prefeitura de Itapoá.

A empresa está instalada no Hotel Tecnológico  da UTFPR. Quais os aspectos positivos dessa parceria para vocês, empreendedores da Verde Brasilis, seus clientes e a sociedade? 

Nossa empresa está localizada em uma área central. Mesmo estando dentro da Universidade, o acesso é fácil. Durante o período de pré-incubação, o custo de manutenção é baixo. Não existe concorrência entre as que estão  hospedadas no Hotel Tecnológico da UTFPR e temos apoio psicológico na área de recursos humanos para saber lidar com o dia a dia do negócio. Também podemos utilizar os laboratórios da Universidade para pesquisa e desenvolvimento, bem como a ajuda dos professores para dúvidas e acompanhamento de projetos. Outros proveitos são: espaço físico, impressão do material gráfico e participação na Feira do Empreendedorismo. Tudo isso é muito confortável para os pré-incubados.

Uma grande vantagem é que a nossa Universidade possui uma boa reputação na sociedade em que está inserida, assim passamos confiança e qualidade no que fazemos devido à nossa formação tecnológica. As pessoas em geral acham a nossa empresa muito interessante e uma promessa para o futuro. Enquanto os clientes apostam que se continuarem colaborando com a sustentabilidade tudo tende a melhorar na sociedade.


Segunda parte da entrevista: Telhado Verde
Terceira parte da entrevista: Zona de Raízes (ETE ZR) Águas Cinzas

http://www.facebook.com/verdebrasilis
http://www.verdebrasilis.blog.com/

Telefone: (41) 3310-4577 - Curitiba-Paraná-Brasil

A Verde Brasilis é um Projeto/Empresa pré-incubado no Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.


As imagens desta entrevista foram extraídas da página  Facebook  Verde Brasilis