10 de junho de 2011

O ônibus, a bicicleta, o parque, a praça, a cidade...


Parques e praças são ótimos exemplos de como uma cidade respeita seu meio ambiente.

Segundo o idealizador do site Parques e Praças de Curitiba, à medida que foi conhecendo  essas áreas verdes de Curitiba, foi amadurecendo a ideia de mostrá-las às pessoas para que vissem a necessidade de preservá-las, e como melhor aproveitar as atividades recreativas e de lazer proporcionadas nesses locais.

Cidades sustentáveis
Bosque Zaninelli -UNILIVRE
Considerando a visão que o jornalista Valter Aguiar conquistou em suas caminhadas para criação do site, e por seu envolvimento na divulgação de questões ambientais, aproveitamos para ouvi-lo sobre temas que influenciam todos os cidadãos urbanos.
Florada de Ipês
Florada dos Ipês
Transporte Coletivo

Na sua opinião, o que deveria ser acrescentado para o conforto do usuário no transporte coletivo?     
O que o usuário mais quer, a meu ver, é transporte rápido em ônibus sem superlotação. Acho que a maior parte dos passageiros trocaria televisão ou ar condicionado nos coletivos por essas duas condições.
Transporte Coletivo e Cidades sustentáveis
Expresso- Foto site Viaje Curitiba
Qual a sua interpretação para ônibus lotados, principalmente nos horários de pico. Como poderíamos de fato mudar isso?
Falta ampliação do sistema (novos terminais, novas canaletas, novas linhas) e aumento do número de ônibus em cada linha. Sou da opinião que todos os ligeirinhos deveriam ser articulados. Tenho a impressão que os órgãos públicos que cuidam do transporte precisam ouvir mais o cidadão, fazer pesquisas entre os usuários, abrir canais de contato e analisar as sugestões. O usuário é quem tem melhores condições de sugerir soluções para os problemas que ele enfrenta diariamente.

Bicicletas

Você anda de bicicleta? 
Eu tenho bicicleta, mas infelizmente ando pouco. Restrinjo meus trajetos aos limites do meu bairro – as subidas e descidas me impedem de ir mais longe, precisaria ter vinte anos menos.
Bicicletas e mobilidade urbana
.Foto:Curitiba Cycle Chic
Na sua opinião, Curitiba ainda precisa melhorar em quais pontos para que aumente o numero de usuários de bicicleta no cotidiano?
A rede de ciclovias precisa de ampliação e faltam estacionamentos para bicicletas. Mas o que mais falta é respeito dos motoristas. O ciclista é um amigo da Cidade; ele está se locomovendo sem causar poluição nem prejudicar a mobilidade urbana. Por isso, merece respeito! Os motoristas de ônibus – pelo menos na minha região – respeitam os ciclistas, mas os particulares..
Sustentabilidade

O que são atitudes sustentáveis para você?
Atitudes sustentáveis são um conjunto de pequenas atitudes em favor do planeta. Isoladas, fazem pouca diferença. Juntas, fazem TODA a diferença.

O que faz em seu cotidiano para contribuir para um mundo sustentável?
Uso transporte coletivo, separo o lixo, uso papel reciclado, evito imprimir... Já tive um minhocário para compostagem do lixo orgânico e faço muito, muito barulho para sacudir as pessoas.
Compostagem nos parques e praças
Praça Cova da Iria - Tarumã
Parques e Praças

O que é sustentabilidade nos parques e praças?
Há algum tempo, a prefeitura passou a compostar material orgânico do próprio parque para geração de adubo. Esta é uma boa iniciativa. Aqui em Curitiba, diversos parques têm a função de regular o curso dos rios, evitando enchentes. As áreas verdes também contribuem com a permeabilidade do solo, reduzem a poluição do ar... Enfim, só vantagens.

Na sua opinião, no que os parques e praças contribuem para uma cidade sustentável? 
Pulmões de áreas verdes são indispensáveis em qualquer área urbana.   
No site, tenho a página “Parques pelo Brasil” 
Fico triste quando vejo uma cidade que não tem parque urbano. Sinto pena da população, das crianças. Nunca moraria lá.
Parques e praças e rios
Bosque Gutierrez
O que acrescentaria ou tiraria dos parques e praças da cidade? 
A Linha Turismo – que cobre os assim chamados “principais” pontos turísticos da Cidade – por um lado é excelente, mas, por outro, faz com que parques muito bonitos fiquem esquecidos dos turistas, por estarem fora do roteiro da jardineira. O Parque da Barreirinha, por exemplo; é um dos mais bonitos da Cidade, mas os turistas não vão lá. Situações similares vivem o Bosque Gutierrez, o Parque Túlio Vargas e outros.


Também gostaria de ver mais eventos nos parques dos bairros. No Dia das Crianças, por exemplo, o Parque Barigui fica superlotado; poderiam ser feitos eventos menores em diversos parques, “descentralizando” as atividades. Assim, mais pessoas poderiam participar com menor locomoção.

Site Parques e Praças de Curitiba
Como relaciona os objetivos de seu site  com os propósitos de projetos como o 'Cidades Sustentáveis'
Um dos grandes problemas das grandes cidades hoje é, sem dúvida, a mobilidade urbana. Quando vim morar em Curitiba, espantei-me ao saber que a cidade que tem um sistema de transporte coletivo que é modelo para o mundo tem um número tão grande de automóveis por habitante. É um contrassenso.

A seção de guia de linhas de ônibus do site é uma contribuição para incentivar o morador e o turista a utilizarem o transporte coletivo, reduzindo o número de carros em circulação na Cidade. Claro que o transporte coletivo tem problemas, e sérios! Cabe a nós, usuários, “cobrar” as soluções, pois sem transporte coletivo, a cidade para.


T**********
O Parques e Praças de Curitiba inclui páginas com detalhamento do transporte coletivo de Curitiba, cinemas, teatros, bibliotecas e outros espaços culturais. Além de endereços de organizações locais e internacionais ligadas ao meio ambiente e publicações ligadas ao jornalismo ambiental.
Twitter:@ppcuritiba