4 de abril de 2011

Como escolher seu novo amigo



Muitas pessoas compram ou adotam um cão por impulso. Muitas vezes porque são filhotes fofinhos, mas esquecem que eles  crescem rapidamente.
É muito comum pessoas terem problemas com animais a partir dos oito meses e dizer que eles  não se adaptaram. Mas normalmente o problema de adaptação é das pessoas. 


Portanto:
 
* Pesquise bem sobre as características das raças, pois cada uma tem suas peculiaridades que poderão ajudar muito na hora de escolher um cão que se encaixe com seu temperamento.



Protetores de Animais
Estrela e Luna estão esperando pela adoção
 

* Procure identificar o porte do cachorro, se for sem SRD (Sem Raça Definida), verifique o porte do pai e da mãe. Em caso de desconhecimento do pai, só adote se tiver espaço em casa para um cão que pode ficar maior do que o esperado.


* Certifique-se que todos os moradores gostam e estão dispostos a conviver com o cãozinho. É muito problemático quando alguém da família não gosta do animal. Ter um animal em casa deve ter o consenso de todos. 

* Se na residência tiver somente pessoas adultas, a melhor opção é adotar um cão já adulto, pois os problemas com bagunças e destruição diminuem muito.

*A  sugestão acima vale também para o animal que ficar o dia todo sozinho, pois para cães filhotes a solidão é bem mais complicada.

* Animais adultos, ao contrário do que muitos pensam, adaptam-se com muita facilidade. Eles são o ideal também para pessoas idosas, por exemplo.

E, no caso de cães adultos, exclue-se o problema do tamanho, pois você já sabe o porte definitivo do animal.


Lembre-se que seu cão viverá de 10 a 18 anos e necessitará de cuidados por todos esses anos. Portanto, se sua residência é indefinida, avalie bem antes de optar pela companhia de um cãozinho.



Existem muitos cãezinhos filhotes e adultos a espera de um lar, se possível, não compre, adote! 
Adoção de animais de estimação
 Leco foi recolhido das ruas e adotado.
Por Silmara -Protetora de Animais
Fotos: Silmara