14 de agosto de 2014

Condomínio sustentável é fashion! #Cidadania

Sabia que está na moda uma administração sustentável em condomínios? Quem ainda não aderiu a essa proposta está ficando meio démodé. Faz tempo que temos diversos exemplos de síndicos que saíram na frente. Alguns condomínios praticam ações sustentáveis há bem mais de 10 anos, felizmente.
Veja algumas dicas para tornar seu condomínio mais sustentável:

Promova a acessibilidade, como rampas para cadeirantes e idosos; barras de apoio nas laterais das escadas e para tomar o elevador; e o que mais for possível de adaptar também de acordo com o Decreto-lei 5.296 
Leia mais Condomínios devem ter acesso para quem tem problema de locomoção

Promova a assembleia virtual, já que estamos em tempos de internet e redes sociais virtuais. Esse modelo de assembleia é ágil e prático, facilitando a participação de todos os condôminos.
Leia mais Avise o síndico: temos assembleia virtual.



Coleta Seletiva

Separe o óleo de fritura produzido pelos moradores. É possível vendê-lo para empresas que o reciclam, doar para ONGs ou levar para os postos de coleta, caso a prefeitura de sua cidade tenha instalado pontos para recolher o lixo tóxico.
Leia mais Síndico, recicle o óleo de cozinha

Separe outros lixos tóxicos, como lâmpadas, pilhas, baterias e etc, abrindo um espaço no condomínio com lixeiras especialmente para esse fim. Esses resíduos também podem ser entregues em postos de coleta.
Leia mais E o lixo tóxico, síndico?

Faça Coleta Seletiva do lixo seco e do lixo úmido. Caso seu condomínio ainda não tenha aderido a essa ação de cidadania, reveja e comece agora.
Atenção: separar óleo de cozinha e outros lixos tóxicos também faz parte da coleta seletiva, mas não podem ser misturados com o lixo seco ou úmido comum.

Pense em fazer parceria com os agentes ambientais (catadores de materiais recicláveis) de sua cidade. Muitos dos resíduos secos que vão para a lixeira são fonte de renda para eles.

Leia  Os beneficios do telhado verde
Leia Síndico, faça uma horta e Como fazer compostagem doméstica

Água e energia

Economize água e energia. Além de ser muito bom para a preservação ambiental, é muito bom para o bolso dos condôminos. Para a água,  procure instalar hidrômetros para individualizar a cobrança, caso seu condomínio ainda não o tenha. Procure ver se existe a possibilidade de implantar sistema para captar a água da chuva, entre tantas outras ideias.
Acesse Guia para economizar água em condomínios
Acesse Guia para economizar energia em condomínios
Acesse Uso racional de água

É isso, as dicas citadas neste post já acontecem em muitos condomínios. Faça uma pesquisa em sites de buscas na internet se precisar de exemplos. Posso garantir que encontrará.

As ações coletivas em condomínios sempre rendem mais e promovem a cidadania. Bom para toda a cidade
Leia mais em Condomínios e cidades sustentáveis

Outros textos:
"Moça, saia da calçada para minha bike passar"
Café é muito bom! Banho tranquilo, também!