9 de maio de 2014

Logística Reversa: resíduos pós-venda e pós-uso e suas diferenças #04

Vamos por partes?  
1) Lixo ou rejeito?
2) Resíduo
3) Resíduo pós-venda
4) Resíduo pós- consumo (pós-uso)
5) Logística Reversa do resíduo pós-consumo: cidadania e economia

POST #04
1) Lixo ou rejeito?

Lixo e rejeito: mesma coisa. Ou seja, não é possível reaproveitá-lo e nem reciclá-lo. Um dos motivos é que ainda não existe uma tecnologia desenvolvida para transformar esses materiais; por isso, atualmente a 'solução'  ainda  é o  aterro sanitário.

E por outro lado, ainda temos materiais que são tratados como rejeito, apesar de serem passíveis de reciclagem ou reaproveitamento de alguma forma, porque  até o  momento são projetos  inviáveis financeiramente.

2) Resíduo

Resíduo pode ser reciclado ou reaproveitado.  Investir no reaproveitamento e/ou reciclagem do resíduo tem várias vantagens conforme já citadas aqui neste post
Logística Reversa? Interessa-me...(cidadania, economia)
Na LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.(Política Nacional de Resíduos Sólidos) o lixo é denominado como rejeito. E segundo o artigo terceiro da mesma, para efeito da Lei, entende-se que (XV) rejeitos são: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;
3) Resíduo pós-venda

Resíduos pós-venda são os produtos que retornam ao fabricante por falhas de desempenho, por questões de garantia, extravio de encomenda, erros de pedido, estoques obsoletos, manuseio, saldos, leilões, etc.

Geralmente são produtos que apresentam pouco uso, ou nem foram utilizados.

Para uma empresa, a estratégia da logística reversa de um bem pós-venda teria como objetivo retorná-lo como produto para o mercado, agregando-lhe valores econômicos, legais, sociais, ambientais e de imagem corporativa.

4) Resíduo pós-consumo (pós-uso)

Embalagens de produtos ou o produto em si ( como geladeiras, televisões) que consumimos, são bens-pós consumo ou  resíduos pós-consumo (de acordo com a PNRS).  Seria um bem cuja vida útil está encerrada e que pode ou não ser reaproveitado ou reciclado.
A descartabilidade de um produto é que dá início ao processo de logística reversa. “O foco de atuação da logística reversa envolve a reintrodução dos produtos ou materiais à cadeia através do ciclo produtivo ou de negócios e, portanto, um produto só é descartado em último caso” (CHAVES e MARTINS, 2005) Texto  extraído deste ótimo artigo Uma visão sobre os conceitos básicos da logística reversa (2006)

5) Logística Reversa de resíduos pós-consumo: cidadania e economia

Quando jogamos no lixo a embalagem de um produto que consumimos, ou o próprio produto, estamos poluindo o meio ambiente. Isto é: envenenamos o solo e água, causamos doenças, cedemos mais terreno para lixões, etc e etc... Nada de bom.

Quando percebemos que essa embalagem e/ou esse produto pode ser reciclado ou reaproveitado e que temos um caminho para esse tratamento, como a logística reversa, significa que estamos contribuindo para a preservação ambiental e para uma economia positiva de nossa cidade, como a geração de emprego e renda, entre muitos outros benefícios para o planeta.

Vale lembrar que a coleta seletiva e o respeito aos agentes ambientais, também conhecidos como catadores de materiais recicláveis, por mais incrível que ainda possa parecer para alguns, é fundamental.

Acho que os agentes ambientais são a ponte verde entre os consumidores e as empresas no projeto de logística reversa.(continuaremos no POST #05)

Este foi o POST #04 de #LogísticaReversaparaleigos 
Leia mais: POST #01; POST #02, POST #03