28 de abril de 2014

Nosce te ipsum


“Vencer o poder da Matrix é destruir a aparência, restaurar a realidade e assegurar que os seres humanos possam perceber e compreender o mundo verdadeiro e viver realmente nele.”

Traduzindo para a minha língua: Marria, Mary, Méuri!!!! Pare com essa preguiça, essa inércia, essa acomodação na zona de conforto e pare de acreditar em grupos, em profetas em seus púlpitos de farelo, em livros bolorentos, em notícias e, etc. Questione, estude, pesquise.

Vista um personagem que seja o de um arqueólogo, e que o mesmo, preferencialmente, seja ateu. Please, é só um personagem e só por um tempinho... E tente pensar e agir como ele faria. Vista um personagem que não acredite em partidos, movimentos ou grupos disso ou daquilo... Exercite seus neurônios e, veja no que vai dar...

Mas o que é realidade? Afinal, até o “absoluto” a cada dia, torna-se mais relativo...

Explicando: é que vi um anúncio sobre um curso para alcançar a “nona dimensão”, algo meio relacionado com o mundo espiritual, mais ou menos isso ou não isso, por aí. Daí fiquei curiosa e fui pesquisar o que seria isso de “dimensão”. Segundo o texto que encontrei, existem diversas dimensões. Enfim, cada um (ou cada grupo) com seus conceitos e dogmas... Li aqui

Como pesquisar no Google nos leva a viajar (pelo menos a mim) e, nessas buscas, nesses caminhos, acabamos encontrando outros caminhos que mesmo tendo uma certa relação com o que buscávamos, têm suas boas diferenças (Felizmente!!!) aê, né, eis  que no mesmo blog em que achei um texto falando sobre essas tais dimensões também encontrei um texto sobre Sócrates, que foi de onde copiei o trecho acima, do início deste post.
Leia aqui
Para meu gosto e opinião, achei bacana. Pode ser que você também goste, então, leia lá, se quiser.

O texto foi extraído ou baseado em um livro de Marilena Chauí. Não gosto nem desgosto da escritora/filósofa/professora. Já li alguns artigos (não lembro quais), mas não li nenhum livro dessa filósofa que vive nos dias atuais.

Gosto de Sócrates. O filósofo. Também gosto muito de Sócrates, o jogador; aquele que assim como Sócrates, o filósofo, já foi para o andar de cima, como diria Miguel Falabella.

Não sei muito de Sócrates, o filosofo, e não sei muito de Sócrates, o jogador. Um era muito filosofo e pouco ou nada jogador. Ou talvez o melhor jogador de todos os tempos...
O outro era um jogador com insights de filósofo.
#MASQUEMNÃOÉ? 
Sustentabilidade

Gosto de Sócrates, o filósofo, quando diz basicamente isso: não acredite, questione. Não compre frases, propostas, programas e conceitos sem ler o prazo de validade, sem ver a composição, os ingredientes e, por ai vai...

E lá se foram as "dimensões"...

Ah, não foi só Jesus (o guia de grande parte dos cristãos) que não deixou nada escrito. Sabemos disso, não é? Pois é, Sócrates também não. Sabemos disso, não é? Dizem que quem escreveu o que diziam que o Sócrates dizia foi Platão.
E era um tempo que nem existia a máquina  fotográfica e todos os recursos que atualmente contribuem para o "só acredito, vendo", né?

Muitos dos discursos proclamados em  palanques e púlpitos não são escritos por quem os lê.

Nosce te ipsum. "Conhece-te a ti mesmo."