2 de outubro de 2013

Inovação e Sustentabilidade

Inovação

Inovação e Sustentabilidade: inovação está para sustentabilidade assim como sustentabilidade está para inovação? Não sei. Melhor deixar isso para o campo da Filosofia (por enquanto...).

O que sei é que para dar vida ao conceito de sustentabilidade é necessário inovar. É impossível esperar resultados diferentes repetindo a mesma coisa. (“Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa esperando resultados diferentes” Albert Einstein).


Estou aprendendo sobre Inovação. Estou aprendendo sobre sustentabilidade. A inovação é de grande valia dentro das empresas, dentro das instituições, e dentro de nossas casas. É de grande valia em nosso cotidiano.

inovação
O que é inovação (EDTI)?
Se todo dia tomo o mesmo caminho para chegar a algum lugar e um dia resolvo tentar uma rua diferente, mas que me leve para o mesmo destino, com certeza chegarei lá com um novo olhar.

Ao mesmo tempo, posso continuar a usar o mesmo caminho, mas observar com outros olhos  cenas cotidianas. Na verdade, observar mais atentamente, pois muitas vezes costumamos passar por uma rua sem perceber muito do que se passa em volta. Refletir sobre isso é um dos caminhos para a inovação.
Sustentabilidade

Exemplo básico: se todo dia costumo misturar o lixo úmido com o seco só porque na minha cidade a prefeitura não tem coleta seletiva, talvez eu esteja parada no tempo  e contribuindo para que tudo fique como está. 
Um tempo que não para... O tempo não existe?
Talvez eu consiga fazer diferente: leia aqui sobre a ideia de Mariana.

É bastante possível que a inovação seja o alimento que energiza a sustentabilidade.

No Linkedin temos o grupo Inovação & Sustentabilidade, criado para trocar ideias sobre essa “simbiose”. Sua participação será bem-vinda!

Fonte: