24 de abril de 2013

Musgo e grafite


Um dos principais materiais utilizados no grafite verde é o musgo, que tem um grande valor ecológico, pois é viveiro para outras plantas em processo de sucessão e regeneração, atua como reservatório de água e nutrientes, além de ser abrigo de microorganismos.

Ecografite

O ecografite usa musgo ao invés de tinta e spray para fazer arte nos muros das cidades.
arte urnaba e ecografite
Trabalho de Edina Todoki
A arte verde-vivo não é uma técnica recente. Na verdade, há muito acompanha a história do mundo em suas mais variadas formas, como  nos jardins ornamentais de palácios, mansões, empresas e instituições. Com o ênfase dados aos  movimentos a favor da "invasão" do verde nas cidades cinzentas, transformou-se no ecografite e “pulou” de uma estrutura considerada formal para a espontaneidade da arte  das ruas.
eco grafite
Trabalho de  Anna Garforth
Arte, brincadeira, movimento verde nas ruas das cidades. Poemas verdes.

Anna Garforth

Anna Garforth é ativista da causa verde e uma das pioneiras do grafite ecológico contemporâneo. A designer sustentável também é a criadora da bela peça em 3D conhecida como “QuerendoTerritório” (Wendering Territory), que ilustra a migração de um urso marrom feito em papelão reciclado e as paisagens urbanas em evolução, que teriam modificado seus habitats naturais.

Como fazer o composto para a " tinta" ecografite

Nesta matéria Grafite musgo: uma maneira ecológica de se fazer arte (TV Globo), mostra uma oficina de Ecografite nas cidade de Itu e Votorantim -com um número eclético de participantes e, muito interessados.
Se você ainda não conhece e gostou da ideia, assista e aproveite para aprender como se faz. É fácil.

Basicamente: musgo, água morna, gel de plantio, soro de leite coalhado
Bater tudo no liquidificador até ficar consistente como gel e partir para a brincadeira. Depois é só ficar de olho e molhar sempre que precisar. Cresce rápido.
 grafite verde
Essa é mais uma opção para de arte nas ruas, nos muros de nossas casas, condomínios e por onde mais tivermos a liberdade de espaço para a criação desses "desenhos".  Arte divertida e ecológica…

Fontes:
Musgos-Plantas Briófitas
Grafite verde

P.S.: Alguns trabalhos de grafite verde são feitos com grama.