15 de fevereiro de 2013

Água viva e infinita...


O vegetal que David Latimer mantém vivo dentro de um garrafão fechado, recebeu água pela última vez em 1972 - há 41 anos. O solo permite que a planta absorva esse líquido precioso através das raízes.

Israel, pais que está localizado em uma das regiões do mundo onde a escassez de água é histórica, além de investir na construção de usinas de dessalinização, faz uso da técnica de reaproveitamento de água. Em Tel Aviv, seu centro financeiro, esse reaproveitamento já é de 100%. Toda a água usada, seja da descarga do vaso sanitário, seja do banho, vai para um complexo de tratamento para ser reciclada.

Israel aproveita cada gota de água. Seja doce,  salgada ou usada.

Exemplos similares já acontecem em outros lugares do mundo.

Aqui no Brasil, em Pernambuco, o fazendeiro e engenheiro José Artur Padilha descobriu um sistema barato, fácil e muito eficaz de ter água em época de secas e, com admirável modéstia, diz que não criou nada, apenas "observou e respeitou o comportamento da natureza na caatinga".  Ele constrói barragens baixas que armazenam a água e, ao contrário de alguns projetos semelhantes, essas regeneram, irrigam o solo e mantém a vida animal preservada.
Água é vida

As ideias simples, eficazes e baratas para que todos tenham água, são diversas.   Se decidirmos arquivar para avaliação todas as notícias que lemos sobre os tantos projetos com alternativas positivas, confirmaremos que existem mais do que conseguimos lembrar e, em sua maioria, são viáveis. Também iremos perceber que muitas dessas ideias inovadoras já  acontecem há décadas, muitas décadas.  


Terrarium
Clique: David Latimer
Existem seres humanos neste planeta que vivem em locais onde há água em abundância e, mesmo assim, não têm acesso a ela. 
Há décadas, muitas décadas…

Ou seja, a água é vida e a temos em abundância para todos. A verdadeira escassez (que vem de muitos séculos) é a generosidade. Mas estamos aprendendo e chegará o momento –e em tempo- que esta também, teremos em abundância.

Sim, devemos economizar... Água. Cuidar e preservar.

Consumo de água no mundo