27 de novembro de 2012

Como fazer sachês

Como fazer sachês  de sagu com plumante - Tutorial - DIY

Não sabia como fazer sachê, mas volta e meia pensava nisso, pois gosto muito  de deixar os armários perfumados.  Felizmente nos sites de buscas encontrei facilmente diversos tutoriais a respeito (Viva a internet!!).  Vou contar  aqui o passo a passo de uma das tantas maneiras de como fazer sachês.


Fiz todos  com sobras de tecidos. Na verdade, ainda não acabei. Espero que fiquem prontos até o Natal, pois quero fazer presentinhos :)
Como fazer sachês

Nas pesquisas, encontrei receitas diversas. Em algumas vi que não foi usado álcool de cereais ou  fixador, apenas a essência.  Resolvi comprar ambos e em uma receita usei o álcool de cereias e em outra o fixador.

Usei plumante para ficarem fofinhos e “esconder” o sagu,  gosto mais assim. Muitos fazem  apenas com o sagu.

Opa, cadê a "receita"?  

- 15 colheres de sopa de sagu (comestível)
- 25 ml de álcool de cereais ou  05 ml de fixador
- 05 ml de essência de sua preferência
- Retalhos de tecidos
- Agulha e linha (pode ser costurado a mão ou em máquina de costura)
- Plumante (igual ao usado para fazer almofadas e bonecos)
- 01 vidro ou um saco plástico (para ser usado como recipiente da mistura).
- 01 colher (de sopa)
......................................................................................................
Vejam também este vídeo Como fazer sachês para guarda-roupas 
A artesã Priscila Cunha usa álcool de cereais e fixador para uma receita. Muito bacana o jeito que ela ensinou. Aliás, os sachês em forma de vestidinhos são lindos
.........................................................................................................
Continuando:
sachês, fixador, essência, perfume, álcool de cereais
Misture a essência com o álcool de cereais ou com o fixador e jogue no recipiente onde estão as 15 colheres de sagu. Misture... mexa... chacoalhe...suavemente.

A dica de misturar com cuidado é para evitar que as bolinhas do sagu  desmanchem.

Depois de pronta a mistura, deixe o vidro aberto por um tempinho para que entre ar, antes de fechá-lo.

A recomendação é para deixar repousar por 24 horas e, nesse tempo, ficar longe de locais onde possa apanhar sol.

Para cada sachê usei mais ou menos uma colher de sopa de sagu no meio do plumante.  Enrolei bem e fiz o preenchimento. A quantidade vai meio por intuição, dependendo do tamanho do tecido.

Em um tutorial a dica era: para um   tecido cortado em circulo, no  tamanho de 15 cm de diâmetro, colocar uma colher de sopa de sagu perfumado (e fechá-lo com laço de fita).
Como fazer sachês com sobras de tecidos

Obs 01: - Misturei a essência e o álcool de cereais dentro de um borrifador Apliquei no sagu e chacoalhei (suavemente) por um tempo.

Na receita com o fixador não usei o  borrifador, pois nem tinha como, considerando a quantidade de líquido (Total de 10 ml). Joguei tudo dentro do vidro e usei uma colher para misturar bem. 

Aliás, acho que o borrifador pode ser dispensado. Fiz uma terceira receita usando o álcool de cereais e joguei tudo no vidro com o sagu,  e deu certo. 

Porém, é bom ficar atento para não sobrar liquido no fundo do recipiente. Vá mexendo até sumir qualquer indicio. 

O sagu deve estar sequinho para começar a montar todo o sachê. Se após as 24 horas ainda estiver úmido, deixe  o vidro aberto por um tempo, até secar. Normalmente, logo seca.

Obs 02: é possível fazer a mistura do sachê em sacos plásticos, mas resolvi usar vidro, pois é melhor para tirar o cheiro e reutilizá-lo.

Obs 03: em alguns sachês  arrisquei e coloquei giz no meio, dizem que é muito bom para tirar o mofo. Bom é ficar atento, pois com o tempo ele fica  úmido e deve ser trocado.

Tecidos que usei: malha, algodão e mais um que não lembro o nome agora (rs). É fino  e elástico e não é malha.

Todo o material é barato, dá para fazer muitos sachês com quase nadica de investimento. Gastei em torno de R$ 20,00 (essências de 10 ml, álcool de 500 ml, fixador de 10 ml, sagu 500 g, borrifador)

Pelas leituras, um sachê tem vida útil de três a seis meses, em média. Mas acho que duram bem mais. Tenho alguns com mais de um ano e ainda estão cheirosos.

Li que é possível fazer só com perfume (sem ser a essência). Então... Sabe aquele perfume que você não gosta muito? Se quiser, poderá fazer  sachês. Um bom  presente, pois alguém sempre irá gostar.
Também li que não é preciso sagu, pode ser somente o plumante ou um outro tipo de material, como um quadradinho de papelão; pesquisei pouco sobre isso. Vamos indo, vamos vendo... 

Quero fazer alguns mais naturebas, isto é, não usar a essência, mas sim a própria canela, o cravo, ervas aromáticas em geral....vamos ver, vamos ver...

É fácil, muito fácil, mas confesso que este início está  meio complicadinho. Um dos motivos foi porque resolvi fazer no formato de bonequinhos e estou com uma certa dificuldade no desenvolvimento, principalmente para  desenhar a carinha deles. Vou treinar muito. Por aqui tem de sobra boa vontade e retalhos de tecidos.

Enfim, é isso: usar sobras de tecidos para fazer arte/artesanato contribui com os erres sustentáveis Reduzir - Reutilizar - Reciclar

É uma ótima diversão, gostei muito.