16 de novembro de 2011

Re-cicle = vida sustentável


A Re-cicle facilita muito nossa intenção em contribuir para uma vida sustentável, evitando que o óleo de cozinha usado cause danos ao  meio ambiente. Nesta entrevista concedida por Cristina Godoy, diretora da empresa, veremos como é simples esse processo, evitando assim a poluição de rios, entupimento na rede de esgoto e outros tantos prejuízos que já temos ciência.


Sobre quem raramente faz uso do óleo para frituras e, por isso, poderá achar que jogá-lo na pia ou no lixo convencional não trará prejuízos, o que poderia comentar a respeito?

Mesmo quem usa pouco óleo, mas faz fritura, tem sobra. Por exemplo, jogar 100 ml por semana parece pouco, mas são 400 ml em um mês. Ou mesmo se for 100 ml ao mês, ao final de um ano, será mais de um litro jogado na rede de esgoto. Então é essencial que se armazene esse óleo e o envie para coleta.
Nossa empresa muitas vezes coleta pequenas quantidades, por entender que essa quantidade também fará estrago no meio ambiente.

E o que diria para quem pensa que diluí-lo com detergente antes de jogá-lo na pia, ameniza os danos?

Na verdade, com isso estamos desperdiçando o detergente e poluindo ainda mais, pois o detergente não elimina o óleo. Fosse assim, o próprio detergente jogado diariamente pela pia evitaria o entupimento, mas em longo prazo, isso não acontece.  O óleo nunca deve ser jogado na pia, ralo ou vaso sanitário.

Quais são todos os danos que através de procedimentos incorretos de nossa parte, o óleo usado poderá causar?

O acúmulo do óleo cria crostas que vão aderindo pedaços de alimentos, fio dental, pelos, cabelos e, enfim, isso vai criando um volume que após alguns meses fecha por completo a passagem de água. Essa redução gera refluxo do ar da tubulação, levando mau cheiro e atraindo baratas, ratos e etc. O óleo também polui rios, matando peixes e algas, pois reduz significativamente a oxigenação.  Além disso, reduz a passagem de luz, pois cria uma camada sobre a água, o que é prejudicial a toda vida aquática. Esse óleo que também fica depositado à margem dos rios, impermeabiliza o solo e aumenta a intensidade de enchentes. Concluindo, temos muitas razões que justificam a necessidade urgente de não sermos omissos a essa causa. Precisamos ter responsabilidade sobre nosso consumo reciclando tudo que pode ser reciclado.

Qual o tempo máximo que posso armazenar o óleo usado?

 Pedimos que não demore demais. O óleo guardado muito tempo aumenta a acidez. Porém, mesmo após um ano guardado, ainda poderá ser reaproveitado.  É melhor engarrafado do que jogado na pia.

Como conseguimos informações sobre endereços de postos de coleta e como é a logística da empresa?

Em nosso site têm vários endereços em toda grande São Paulo. Porém, pedimos que qualquer dúvida, entrem em contato conosco por e mail, telefone ou MSN, que encontraremos uma forma de ajudar. Quanto à logística, aguardamos o contato do cliente e em no máximo em 72 horas efetuamos a coleta, substituindo o material (recipiente) deixado no local.

Tudo isso significa que no caso de condomínios residenciais, numa estimativa de 30 aptos (média de três pessoas por apto), por exemplo, vale a pena o contato?

Sempre vale a pena.  A diferença é que demora um pouco mais para a coleta.  Mas se nesse condomínio a cada seis meses gerar cinquenta litros de óleo, já é um numero muito significativo.



Você tem conhecimento sobre o trabalho de conscientização nas comunidades de periferia e sobre a forma de coleta nesses locais?

Nossa empresa participa de feiras em colégios, dá palestras e disponibiliza informação sempre o que é solicitada. Acreditamos que aqueles que têm oportunidade de esclarecimento sobre o porquê de reciclar, o fazem com muito mais determinação. Sabemos que a padronização desse trabalho ainda não acontece e, com raras exceções, o óleo é apenas coletado sem sequer explicarem os motivos. Muitos coletam o óleo apenas pra evitar o entupimento da pia ou problemas com a fiscalização a respeito do meio ambiente.
Cristina Godoy ministrando palestra
E nas pequenas cidades do interior?

Pessoas de todos as partes do Brasil nos procuram para troca de informações e muitas cidades e estados já possuem coleta de óleo de cozinha. Ficamos muito otimistas com esses dados e esperamos que em poucos anos as pessoas possam ter essa logística, facilitada por empresas serias e regulamentas que destinem corretamente esse resíduo.



Sabemos que é possível fabricar sabão caseiro com o óleo usado. Qual sua opinião a respeito?

Questionamos muito a fabricação caseira de sabão, pois segundo uma pesquisa da FMABC, no Brasil ocorrem 140 mil internações e seis mil óbitos causados por acidentes com soda cáustica, a maioria deles envolvendo crianças. A soda caustica é um produto altamente toxico e corrosivo e o que vemos são pessoas que o manipulam sem nenhum cuidado, sem luvas, sem óculos de proteção e sem máscara. E muitas vezes deixam esse produto armazenado em lugares baixos ao alcance de crianças e animais domésticos. Pedimos sempre que as pessoas repensem essa pratica que faz parte de um comportamento cultural de nosso pais, mas que deve ser feito de forma muito responsável.
Coleta de óleo usado

Qual o formato do trabalho de divulgação, informação e conscientização da empresa Re-cicle em condomínios residenciais? E como estão os resultados?

Em condomínios enviamos inicialmente um prospecto de nosso trabalho, e no momento da implantação, um comunicado a cada apto falando sobre o inicio da coleta e sua importância, assim como os danos ao meio ambiente. Os resultados são em geral muito bons, pois os moradores percebem a redução de odores nos ralos da cozinha e também a redução de gastos com manutenção, envolvendo desentupimento e limpeza da caixa de gordura.

E nas escolas e organizações da sociedade civil?

Temos muitas escolas que trabalham em parceria com nossa empresa e os resultados são muito bons, ajudando a financiar projetos com o dinheiro arrecadado na coleta de óleo. Em empresas com mais de 10 ou 20 funcionários também, pois eles armazenam o óleo do refeitório e quando a empresa permite, também trazem óleo de suas casas. Em geral esses projetos funcionam muito bem.

Depois que o óleo coletado está na Re-cicle, o que acontece?

Ele passa por processos de limpeza e reembalagem.
Entrevista para programa de TV "Diário Ecologia" 

De tudo o processo pelo qual passa o óleo usado até ser enviado para os clientes da Re-cicle, tudo é reaproveitado?

Nossa empresa é sustentável. Todo nosso lixo é reciclado e tomamos todas as medidas necessárias para que nenhum produto seja descartado de forma incorreta, eliminando com isso a contaminação do meio ambiente.

Quais os produtos que são fabricados a partir desse óleo e quais as vantagens que os mesmos também proporcionam ao meio ambiente?  

Como óleo reciclado ele pode ser utilizado para fabricação de biodiesel, tintas, vernizes, velas, ração animal, etc. Sendo que nós hoje fornecemos apenas para biodiesel.

Os profissionais de sua empresa recebem treinamento da própria Re-cicle e, além disso, também de outras empresas especializadas?

Treinamos esses profissionais na própria empresa e sempre estamos pesquisando e participando de feiras e palestras para trazer novas tecnologias.

O que os levou a optarem por constituir uma empresa que ofereça esse serviço e quanto tempo levaram para implementá-la?

Sempre tivemos muito interesse no meio ambiente e em reciclagem de forma geral. Então criamos uma empresa voltada a uma área em que acreditamos. Gostamos muito do que fazemos.

Como a diretoria da empresa foi se qualificando para administrar essa proposta?

Muita leitura, pesquisa, e consultores especializados.

Há quanto tempo já estão atuantes no mercado e como está sendo o retorno?

Há pouco mais de um ano.

Quem são os sócios diretores da Re-cicle e qual a especialidade e responsabilidade de cada um?

Cristina Godoysócia-proprietária e diretora comercial. Formada em psicologia atuo em toda área comercial, marketing e ministrante de palestras.

Pedro Henrique Magro: sócio-proprietário e diretor administrativo. Atua em toda área técnica, adquirindo novas tecnologias e administrando toda logística da empresa.
Atualmente também cursando Administração -Mackenzie

Quais outras informações que teria e considera interessante compartilhar aqui sobre o óleo usado no Brasil e/ou cidade de São Paulo?

Dados revelam que só no estado de São Paulo, são consumidos 20 milhões de litros de óleo por mês e apenas 10% disso é reciclado. Ficaremos muito felizes em ver essa proporção aumentar.

Créditos de fotos e imagens: Empresa Re-cicle