9 de maio de 2011

Hub Curitiba: ideias para um mundo melhor



O Hub  é uma organização que já existe em vários lugares do mundo e tem a ambição de inspirar e apoiar ideias empreendedoras e criativas rumo a um mundo melhor.





O que é o espaço Hub?

O Hub é um ambiente com espaços multiuso, flexíveis e estimulantes de trabalho e encontro, feitos para as necessidades de equipes, empreendedores, grupos e parceiros.
O Hub oferece um espaço que possui os recursos necessários para o desenvolvimento de uma idéia ou empreendimento, além de tudo o que é necessário para um dia de trabalho normal, como internet wireless, impressora, fax e telefone.
Este espaço pode ser utilizado integralmente, como escritório para o seu negócio, ou como um espaço alternativo para complementar suas atividades de trabalho. É um espaço único, que promove um ambiente de trabalho estimulante.


O projeto do Hub tem a intenção de conectar empreendedores em uma rede, para que através do networking interajam, permitindo-se crescer, aprimorar-se e desenvolver-se auxiliando uns aos outros, e que tenham no Hub o ambiente e os recursos adequados para o desenvolvimento de suas idéias.


A Grande Roda de Histórias - 15 de Maio de 2012

Por que e quando surgiu a idéia de formar o Hub Curitiba?
Por perceber que faz falta um lugar em Curitiba que ofereça espaços e serviços para que gente com ideias inovadoras possa acessar recursos, realizar conexões, produzir e compartilhar conhecimento, formamos um grupo de interessados em trazer o Hub para Curitiba em abril de 2010. O Hub (www.the-hub.net) é uma organização que já existe em mais de 25 cidades do mundo e tem a ambição de inspirar e apoiar ideias empreendedoras e criativas rumo a um mundo radicalmente melhor.

Há quanto tempo estão organizando encontros aqui?
Desde setembro de 2010 organizamos eventos na cidade. Foram organizados três eventos de grande destaque e inovação. Participamos e apoiamos diversos outros.

Quais são os  principais propósitos do Hub Curitiba?
Nossa Missão: Inspirar e apoiar empreendedores em suas iniciativas inovadoras para um mundo radicalmente melhor.


Nossa Visão: 


Um espaço para prosperar e um eco-sistema único no qual as pessoas e organizações prosperam construindo um mundo mais sustentável.


Existe algum pré-requisito para quem deseja participar?
Nenhum pré-requisito específico, mas sim uma conversa para verificar se o que os interessados estão buscando está de acordo com o que estamos oferecendo, para que todos estejam alinhados e possam realizar boas trocas.
Acreditamos na necessidade e no poder de trabalhar em espaços que nutrem o espírito humano, permitem que os indivíduos tragam tudo de si ao seu trabalho e possibilitem que novas perguntas e respostas difíceis recebam a devida atenção.


Quais as vantagens em  fazer parte?

Nossos Serviços: membros associados do Hub acessam ambiente de trabalho único, participam e promovem eventos, além de participar de atividades de desenvolvimento diferenciadas.

Impacto Social: membros associados do Hub trabalham com vários setores e com iniciativas que variam entre organizações com e sem fins lucrativos, porém, o que os une é o desejo de fazer a diferença nas suas realidades locais e no mundo.

Participação em rede global: membros associados do Hub pertencem a uma plataforma virtual de inovadores e empreendedores presentes em mais de vinte e cinco cidades pelo mundo, com os quais podem interagir quando quiserem. É possível transferir membresia para outros Hubs, por períodos de um mês ou mais. Além de existir a possibilidade de trabalhar e visitar outros Hubs gratuitamente durante o primeiro dia de uso.

Flexibilidade: membros associados pagam por seus planos mensalmente de acordo com o número de horas em que utilizam o espaço de trabalho compartilhado e podem adaptá-los a cada mês.
Diversidade: a diversidade entre os pertencentes à rede do Hub proporciona um ambiente em que imaginar novas soluções torna-se agradável. As possibilidades de encontrar colaboradores que possam auxiliar com as diversas fases de suas iniciativas e ideias são muitas.
Colaboração: o design do Hub é baseado na colaboração e atende às necessidades tanto daqueles que trabalham em casa, quanto daqueles em busca da fuga dos modelos de escritórios convencionais. Ele oferece um ambiente criativo e inovador, em constante reconstrução.
Experiência: um lugar para trabalhar, se encontrar, conhecer e relaxar que seja realmente único e inspirador.

Qual a média de faixa etária e também de profissões dos participantes nos encontros que vem acontecendo?
44% entre 30 e 39 anos 
31% entre 20 e 29 anos
18% entre 40 e 49 anos
5% entre 50 e 59 anos
2% entre 60 anos ou mais
Profissões das mais diversas distribuídas entre os diferentes setores, classes e áreas.

Quais os veículos que mais utilizam para a divulgação da proposta e eventos em andamento?
E-mail, facebook e twitter.

O que é o Start-up Lab? Como surgiu a idéia?
O Start-up Lab é um provocativo convite ao risco. 
O evento pioneiro, idealizado pela Artemísia e Hub, permite a empreendedores apresentar seus negócios ou ideias a uma banca de especialistas e interessados, com o objetivo de testar seus modelos, obter sugestões de melhoria e fazer contato com atores que possam contribuir para o empreendimento.


Quantas edições já foram realizadas aqui e como está o retorno/resultado para os participantes?
Já foram realizadas duas edições. Alguns participantes já tiveram resultados muito positivos, como a Renata Pozza, que conta: “A participação no Start-up Lab foi interessante para conhecer outras pessoas com perfil empreendedor. A troca de informação com os demais participantes foi de grande valia. Antes do Start-up meu projeto era apenas uma idéia inovadora, mas ainda sem formato, depois motivada pela participação e pelas informações que recebi consegui evoluir com o projeto.”


Promoveram em 2010 o evento Happy Hour, não é? Como foi? Pretendem dar continuidade?
No dia 21.10.2010 às 19 horas, aconteceu no Original Beto Batata o primeiro Happy Hub Hour! Nesta noite, encontramos as pessoas e organizações que estão movimentando a rede Hub Curitiba, trocamos livros & ideias e ouvimos boa música.
Pretendemos fazer mais eventos como este para manter a rede conectada.

Por favor, fale um pouco sobre o projeto Achei um livro. Como está?
Ao conversar com algumas pessoas sabemos que elas já leram e passaram adiante, além de estarem mantendo essa cultura de troca e abundância. Não conseguimos acompanhar o todo, mas estamos certos de que muito está acontecendo como decorrência deste pontapé inicial.
Curso Básico de Fotografia Analógica com Giuliana Nunez -2012
Quem transforma Curitiba foi um evento de apenas uma edição? Isto é, para lançamento do HUB Curitiba?
Isso mesmo. O evento Quem Transforma Curitiba? teve o objetivo de juntar líderes locais, empresários e empreendedores para compartilhar o que podemos fazer para desenvolver ainda mais a cidade.
Foi o evento de lançamento da Iniciativa Hub Curitiba. E foi um sucesso!



A equipe que administra o Hub Curitiba trabalha através de quais recursos (apoios, parcerias, patrocinadores)?
No momento trabalhamos através de parcerias e estamos buscando patrocínio, apoiadores e investidores para dar continuidade e realizar a abertura do espaço.

Também estão atendendo as cidades da nossa região metropolitana?
Não teremos espaço físico na região metropolitana, porém todos são bem vindos de qualquer parte.
2012http://hub-curitiba.com/2012/06/11/oportunidades-do-mercado-brasileiro/

Como está o projeto do espaço físico? (2012: endereço no final desta entrevista)
Estamos numa busca constante por locais que preencham requisitos mínimos de estrutura, que sejam centrais e acessíveis de maneira que respondam a um conceito de ambiente de trabalho, incluindo espaços informais para reunir-se, fazer refeições e descansar.

Existe alguma idéia de formar “rodas de encontros em bairros” para também em paralelo realizar com todos em um só local?
Isto ainda não foi pensado. Porém, levamos como uma ótima sugestão a ser considerada.

Quais os contatos para conversar a respeito, trocar idéias e fazer parte do Hub Curitiba?
Rua Comendador Macedo, 233  Tel.: (41) 3079-7233
E-mail: curitiba@the-hub.com.br     
Site: HUB Curitiba     
Twitter: @hub_curitiba                      
http://www.facebook.com/hub.curitiba

Créditos fotos: HUB Curitiba
A entrevista foi concedida por Renata Pinheiro de Aquino