23 de maio de 2012

Síndico, economize água


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo –Sabesp, em parceria com a agência Sagarana Comunicação,  promoveu em 2012 uma disputa saudável entre 15 condomínios com o objetivo de motivar o uso consciente da água. 

22 de maio de 2012

Biodiversidade Vida Diversidade



O ano de 2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Biodiversidade, cuja proposta era uma aliança global em defesa das espécies do planeta, pois segundo a entidade, afetam o bem-estar de todos os seres humanos.

16 de maio de 2012

Compostagem, horta e educação ambiental



O blog Transforma a Terra – Compostagem e Educação Ambiental,  nos leva a acompanhar o  trabalho voluntário de Edson Silva  junto a uma instituição assistencial em sua cidade, tendo como foco principal a compostagem e, em paralelo, a reativação de sua horta. 

15 de maio de 2012

Atentos à Rio+20


Na semana do dia 14 deste mês de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha Eu sou nós, buscando incentivar a participação de todos os brasileiros na Rio+20-Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. 

11 de maio de 2012

O que é Ecologia Doméstica?


Pesquisando em sites de buscas, encontrei várias informações sobre o que é “ecologia doméstica”. Talvez nem precisaria buscar essas infos porque parece óbvio qual é o seu significado. 
Aliás, aproveitando, vale citar que temos também “ecologia profunda”, “ecologia urbana”, “ecologia de paisagem”, “ecologia humana”,” ecologia das estradas” (este último conheci através de um e-mail que recebi) e outras tantas. Ainda quero saber mais sobre todas essas “ecologias”.

9 de maio de 2012

E o lixo tóxico, síndico?


Lixo tóxico ou resíduo tóxico pode causar morte e/ou vários outros danos aos seres vivos. Ao longo do tempo, quando jogado em lixões, por exemplo, suas toxinas são liberadas no ar, terra e água; e podem extinguir espécies e causar sérios problemas de saúde para nós, seres humanos. Nos resíduos tóxicos encontram-se substâncias nocivas como chumbo, cádmio, mercúrio e etc...

8 de maio de 2012

Síndico, faça uma horta.


É tão simples ter uma horta comunitária em um condomínio, não é?  Não sei, pois ainda não tive a chance de usufruir dessa experiência e, talvez, para alguns condôminos um projeto assim possa parecer fantasioso quando comparado à realidade  cotidiana.

A figueira lá de casa


Na casa de meus pais, que moram em uma pequena cidade do interior (melhor dizendo: na roça), tem uma figueira muito bonita de alguns tantos anos que nem sei.