14 de agosto de 2012

A mamãe, o bebê, a bicicleta e as ciclovias

Mobilidade urbana:A  mamãe, o bebê, a bicicleta e as ciclovias

Bicicleta e Ciclovias

Tempos atrás vi uma bela mamãe levando seu bebê na bicicleta. Daria uma foto bacana. Todos lindos (a mãe, o bebê, e a bici também). Não é novidade pais levando crianças em bikes. Também não é novidade que os ciclistas usem as calçadas como se fossem ciclovias. Essa mãe pedalava na calçada. Por quê?

Porque não temos muitas opções. 
Por exemplo, nessa rua em que a mãe pedalava, não temos ciclorrotas, ciclovias ou  ciclofaixas. Trata-se de uma avenida, na verdade, dividida entre espaço para carros e canaleta para ônibus expresso.
Bicicletas nas cidades



Infelizmente ainda temos muitos carros nas ruas e pouca ou nenhuma segurança para quem prefere a bicicleta como veículo. Nada contra os carros, mas acho que somos inteligentes o suficiente para pesquisarmos, estudarmos, fazermos uso da ciência, novas tecnologias e bom senso para resolver isso tudo sem que ninguém seja privado de sua segurança e conforto.
Afinal, fomos (e ainda somos) inteligentes para criar veículos sofisticados...

Bicicletas nas cidades

Conforto e segurança:  direito de todos.

Pedalar é bom, muito bom e sustentável. 
Fazendo uso da bicicleta:

-Economizamos espaço urbano;
-Contribuímos para diminuir o número de veículos nas ruas, o que significa menos poluição do ar;

Segundo pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada) cerca de 200 doenças estão associadas aos poluentes veiculares liberados na atmosfera, sendo o CO2 o mais prejudicial. 

- O trânsito fica mais ágil, pois as ruas ficam descongestionadas;
- Economizamos combustível, o que é bom para o planeta e o nosso bolso;
- Menos gastos com manutenção;
-O uso da bicicleta é uma atividade que gera saúde física e emocional, diminuindo inclusive gastos com a saúde pública. 

Enfim, trata-se de uma economia positiva para toda a cidade em diversos aspectos.
Bicicletas

"E isto vem se dando porque as bicicletas podem cobrir de maneira confortável distâncias de viagem de até 10 km, ou no caso das elétricas até 20 km, o que significa que um ciclista pode se deslocar em uma área de mais de 150 km2 em torno de sua residência. 

De um modo geral os habitantes da cidade dificilmente viajam mais de 20 km de sua residência no seu deslocamento diário, embora por causa do trânsito caótico e a perda de tempo nos engarrafamentos isto pareça muito mais". Fonte: Pedala RIO

Quais as atuais desvantagens que inibem o uso da bicicleta?

-Falta de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, portanto, teríamos que pedalar entre veículos como ônibus e carros, ficando mais vulneráveis, com risco de acidentes;
-Afinal, não é permitido pedalar nas calçadas, pois além de ser complicado para o próprio ciclista -considerando que muitas não são niveladas, são estreitas e com buracos-, ele coloca em risco a segurança dos pedestres;
- Falta de estacionamentos para bicicletas;
– Risco de roubos;
- Etc...

Temos também os que não gostam de bicicletas, o que é um direito.
Mas os cidadãos que preferem usar a bicicleta como meio de transporte, estão no direito de ir e vir em segurança em todos os locais de uma cidade, seja para trabalho, para fazer compras ou passeio, por exemplo. 

Com algumas exceções, atualmente esse direito à mobilidade segura está restrito a locais que seriam mais para passeios -como parques e praças- ou em poucas ruas.

O carro é um instrumento que auxilia em nossa mobilidade. Quem está dentro dele também é um pedestre, também é um cidadão. Mas acredito que o carro deve nos servir...E não nós a ele. 

Portanto, as ruas devem servir também para os ciclistas.

Vejam Ciclovias de Curitiba

        Duas novas ciclorrotas para São Paulo

Atenção: Além de uma bicicleta em boas condições, com freios, pneus e correia em dia, você deve se precaver com um capacete, espelho retrovisor, sinalizadores atrás dos pedais e lanternas traseiras no caso de pedalar à noite. Fonte: Veja como pedalar faz bem à saúde