Mobilidade urbana:A mamãe, o bebê, a bicicleta e as ciclovias
Bicicleta e Ciclovias
Tempos atrás vi uma bela mamãe levando seu bebê na bicicleta. Daria uma foto bacana. Todos lindos (a mãe, o bebê, e a bici também). Não é novidade pais levando crianças em bikes. Também não é novidade que os ciclistas usem as calçadas como se fossem ciclovias. Essa mãe pedalava na calçada. Por quê?Porque não temos muitas opções.
Por exemplo, nessa rua em que a mãe pedalava, não temos ciclorrotas, ciclovias ou ciclofaixas. Trata-se de uma avenida, na verdade, dividida entre espaço para carros e canaleta para ônibus expresso.
Infelizmente ainda temos muitos carros nas ruas e
pouca ou nenhuma segurança para quem prefere a bicicleta como veículo. Nada
contra os carros, mas acho que somos inteligentes o suficiente para pesquisarmos, estudarmos, fazermos uso da
ciência, novas tecnologias e bom senso para resolver isso tudo sem que ninguém
seja privado de sua segurança e conforto.
Afinal, fomos (e ainda somos) inteligentes para criar veículos sofisticados...
Afinal, fomos (e ainda somos) inteligentes para criar veículos sofisticados...
Conforto e segurança: direito
de todos.
Pedalar é bom, muito bom e sustentável.
Fazendo uso da bicicleta:
Fazendo uso da bicicleta:
-Economizamos espaço urbano;
-Contribuímos para diminuir o número de
veículos nas ruas, o que significa menos poluição do ar;
Segundo pesquisa
realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada) cerca de 200 doenças
estão associadas aos poluentes veiculares liberados na atmosfera, sendo o CO2 o
mais prejudicial.
- O trânsito fica mais ágil, pois
as ruas ficam descongestionadas;
- Economizamos combustível, o que é bom
para o planeta e o nosso bolso;
- Menos gastos com manutenção;
-O uso da bicicleta é uma atividade que gera saúde física e emocional, diminuindo inclusive gastos com a saúde pública.
Enfim, trata-se de uma economia positiva para
toda a cidade em diversos aspectos.
"E isto vem se
dando porque as bicicletas podem cobrir
de maneira confortável distâncias de viagem de até 10 km, ou no caso das
elétricas até 20 km, o que significa que um
ciclista pode se deslocar em uma área de mais de 150 km2 em torno de sua
residência.
De um modo geral os habitantes da cidade dificilmente
viajam mais de 20 km de sua residência no seu deslocamento diário, embora
por causa do trânsito caótico e a perda de tempo nos engarrafamentos isto
pareça muito mais". Fonte: Pedala RIO
Quais
as atuais desvantagens que inibem o uso da bicicleta?
-Falta de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, portanto, teríamos que pedalar entre veículos como ônibus e carros, ficando
mais vulneráveis, com risco de acidentes;
-Afinal, não é permitido pedalar nas
calçadas, pois além de ser complicado para o próprio ciclista -considerando que
muitas não são niveladas, são estreitas e com buracos-, ele coloca em risco a segurança dos pedestres;
- Falta de estacionamentos para bicicletas;
– Risco de roubos;
- Etc...
Temos também os que não
gostam de bicicletas, o que é um direito.
Mas os cidadãos que preferem usar a bicicleta como meio de transporte, estão no direito de ir e vir em segurança em todos os locais de uma cidade, seja para trabalho, para fazer compras ou passeio, por exemplo.
Com algumas exceções, atualmente esse direito à mobilidade segura está restrito a locais que seriam mais para passeios -como parques e praças- ou em poucas ruas.
Mas os cidadãos que preferem usar a bicicleta como meio de transporte, estão no direito de ir e vir em segurança em todos os locais de uma cidade, seja para trabalho, para fazer compras ou passeio, por exemplo.
Com algumas exceções, atualmente esse direito à mobilidade segura está restrito a locais que seriam mais para passeios -como parques e praças- ou em poucas ruas.
O carro é um instrumento que auxilia em
nossa mobilidade. Quem está dentro dele também é um pedestre, também é um
cidadão. Mas acredito que o carro deve nos servir...E não nós a ele.
Portanto, as ruas devem
servir também para os ciclistas.
Vejam Ciclovias de Curitiba
Duas novas ciclorrotas para São Paulo
Vejam Ciclovias de Curitiba
Duas novas ciclorrotas para São Paulo
Atenção: Além de uma bicicleta em boas
condições, com freios, pneus e correia em dia, você deve se precaver com um
capacete, espelho retrovisor,
sinalizadores atrás dos pedais e lanternas traseiras no caso de pedalar à noite.
Fonte: Veja como pedalar faz bem à saúde