28 de junho de 2012

O lixo, a compostagem, a horta, a Monique e a educação ambiental

Maria

A compostagem está invadindo as cidades. Não apenas as casas, mas também os apartamentos. Estamos aprendendo que é possível aderir a essa ação sem maiores dificuldades. Sendo assim, estamos dando uma direção mais positiva para uma boa parte do lixo orgânico, contribuindo para que o  meio ambiente seja preservado, fazendo adubo  e criando belas hortas. 
Então, nessa caminhada a favor da sustentabilidade, se tem alguém que sempre me surpreende é a Monique Futscher. Ela é um anjo do verde rs ;) 
Folhas de Plátano contribuem no processo de compostagem
Monique Futscher e as folhas de Plátano -que
contribuem no processo de compostagem
Página Mimirabolantes (Facebook) 
Venho acompanhando seu trabalho e já sabia que além de suas ações como voluntária em ONGs, atividades sobre coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem de embalagens, tecidos e etc, ela também estava envolvida com a proposta de fazer  compostagem  doméstica há um bom um tempo. 

compostagem, horta e educação ambiental

Como vi que Monique divulgou em sua página  no Facebook uma matéria do G1- onde ela é uma das entrevistadas- a respeito de cidadãos que já estão aplicando alternativas para solucionar o problema do lixo doméstico, resolvi dar uma de xereta e viajar pelo túnel do tempo (postagens mais antigas) de seu blog (rs)...


Minhocas e compostagem
Minhocas e húmus
Este link “As surpresas da natureza” é uma postagem do ano de 2009, onde Monique conta um pouco sobre sua experiência.
compostagem, horta e educação ambientla

Matéria no G1: 'Casa de minhocas' é alternativa para despejo de lixo doméstico no Rio.

Digitando “Compostagem” e “Minhocasa” na caixa de pesquisas, encontramos vários textos a respeito, com belas fotos e boas dicas.
Educação ambiental pura!
Vídeo sobre Minhocas e húmus


Créditos das fotos: Monique Futscher